Limpeza de pele de manhã e de noite: quais as diferenças e importância de cada uma

O segredo para ter a pele limpa, brilhante e saudável é fazer uma limpeza na parte da manhã e outra à noite. Porém, nem todos seguem a recomendação corretamente, e isso facilita o aparecimento de espinhas, poros dilatados, excesso de oleosidade e tensão da pele. À noite, sua limpeza deve ser a mais importante do dia e profunda, porque você precisa remover maquiagem, sujeira e oleosidade gerado durante todo o dia. Pela manhã, no entanto, a limpeza tem a função de eliminar suores noturnos, tonificar a pele e reduzir o ligeiro inchaço que ocorre no rosto durante a noite. Esta limpeza matinal deve também preparar o seu rosto para o tratamento diário de hidratação e proteção solar.

Diferenças da limpeza facial: de manhã ou à noite?

Perceba que os passos nos dois casos são diferentes e os produtos, também:

Limpeza de pele noturna

A limpeza noturna deve ser a mais completa e profunda. Nela você deve remover a maquiagem nas seguintes áreas:

Nos olhos

Use um demaquilante de olhos específico para remover rímel sem danificar os cílios ou a pele fina desta área do rosto. Eles estão disponíveis em forma de leite, água micelar, gel ou óleo, e são ideais para limpar este tipo de composição de maquiagem mais permanente, pois têm a capacidade de dissolver os componentes que se ligam à pele.

Algumas soluções muito populares são as bifásicas, que consistem em apresentações de dois óleos e componentes de base aquosa, que são separados e devem ser agitados para emulsionar. Eles podem conter azuleno, uma substância que os tinge ligeiramente de azul, misturado com um óleo, o que facilita a remoção da maquiagem, e a base aquosa, que retira o excesso de oleosidade.

Cuidado: delineadores e máscaras para cílios podem causar doenças oculares, tais como irritação, alergias ou blefarite se os olhos não forem completamente limpos antes de dormir. Além disso, esses produtos de pintura podem enfraquecer os cílios provocando a queda.

No resto do rosto

Escolha os produtos dependendo do seu tipo de pele:

Pele seca ou sensível
Você deve usar um leite de limpeza que não deixa sensação gordurosa e contém agentes hidratantes que mantém a pele elástica. Aplique com a mão e remova-o com um lenço de papel fino. Termine de limpar o rosto com um algodão embebido em tônico, ou azeites demaquilantes, porque a sua base oleosa se funde com a gordura da maquiagem, a eliminando com facilidade. Você pode aplicá-los diretamente com um algodão e retirá-los também com ajuda de um tônico que não contenha álcool.

Pele mista ou oleosa
Opte por uma espuma ou sabão neutro feito sem detergentes. Se preferir sabonetes naturais, certifique-se que além de conter óleos essenciais – almendra, prímula – tenha um pH semelhante ao fisiológico (5,5). Para se certificar de que você removeu toda a maquiagem e os poros são limpos, passe um algodão embebido em uma loção de limpeza com pequenos toques no rosto.

Limpeza de pele matutina

Para todo o rosto

Se você fez uma limpeza noturna correta não é necessário que você se esforce para se demaquilar, mas você deve remover o suor ou os restos de tratamento que utilizou durante a noite. Os produtos que você vai usar devem ser adequados ao seu tipo de pele:

Pele seca ou sensível
O melhor é usar loções sem detergente e terminar com um algodão embebido em água micelar ou um tônico sem álcool que feche os poros e prepare a pele para receber o tratamento hidratante.

Pele mista ou oleosa
Lave com água e um sabonete específico, já que acumulam mais gordura. Sempre remova a espuma dos sabonetes com água fresca ou fria para reduzir o ligeiro edema que apresenta no rosto ao acordar, e termine dando pequenos toques com algodão embebido em tônico, que pode ser adstringente ou não, dependendo da oleosidade da sua pele. Agora, então, seu rosto está pronto para receber o seu protocolo de cuidados diários de hidratação e proteção solar.

Vimos em vix

Falando sobre isso

Leave a Reply