Mãe causa comoção na internet com bilhete para a escola do filho. O que ela disse?

Cuidar dos filhos é – ou deveria ser – uma responsabilidade tanto da mãe quanto do pai. Mas, em muitas famílias, ainda cabe somente à mulher cumprir tarefas ligadas à educação dos pequenos. E, em alguns casos, a própria sociedade reforça esse estereótipo com algumas atitudes.

Foi o que aconteceu em uma escola no Rio de Janeiro. O dever de casa pedia que cada aluno levasse uma fruta para que, junto com os coleguinhas, fizessem uma salada. Mas o bilhete com o pedido era direcionado apenas às mães, o que fez com que Kate Lane, mãe de um aluno, respondesse à escola com um recado no caderno do menino.

A resposta escrita por ela foi fotografada e postada por ela própria no Facebook. “Quando a escola tradicional encontra uma mãe chata”, escreveu na legenda. O post viralizou e teve mais de cinco mil compartilhamentos em poucos dias. Veja as imagens e leia a íntegra:

“Gostaria de sugerir que os bilhetes viessem direcionados aos ‘responsáveis’, não somente à ‘mamãe’. Entendo que muitas vezes é a mãe quem se encarrega das tarefas domésticas e dos filhos, mas precisamos lembrar que os ‘papais’ também são responsáveis e que muitas crianças são criadas por outros membros da família, como avós, tios, tias, etc. Assim seria uma maneira de não repetirmos esse discursso que só responsabiliza a mãe/mulher pelo cuidado com a casa e filhos (as). Obrigada.”

Ao Bolsa de Mulher, a mãe explicou que o que a motivou a escrever foi o fato de perceber que as escolas e a sociedade em geral responsabilizam somente a mulher tanto pela concepção como pelo cuidado com os filhos e filhas. “As pessoas naturalizam isso e acabam sobrecarregando e culpabilizando as mulheres. Mas não tenho intenção alguma de prejudicar a escola ou a coordenadora e não fazia ideia de que um bilhete tão simples pudesse viralizar dessa maneira. O que pra mim reflete essa necessidade de desconstruir esse papel naturalizado da mãe e a dificuldade de fazer isso numa sociedade machista”, disse.

Vimos em Bolsa de Mulher

Falando sobre isso

Leave a Reply