Melhor bebida pós-treino não é suplemento ou isotônico, diz estudo – e muitos a evitam

Em muitas dietas, a lactose presente no leite é vilã, principalmente porque ela causaria irritação e inflamação intestinal. No entanto, não existe ainda uma comprovação científica absoluta do seu malefício. Na contramão, surge um novo estudo científico que mostra que o tão mal falado leite é melhor que (pasme!) bebidas esportivas. Quer entender o porquê? Veja a seguir.

Leite após o exercício: estudo aponta benefício

Pesquisadores australianos compararam o potencial de reidratação de 4 bebidas após o exercício: leite de vaca, leite de soja, suplemento líquido à base de leite e bebida isotônica.

Para isso, eles colheram amostras sangue e urina e avaliaram a massa corporal líquida e a tolerância intestinal de 15 homens antes e depois do consumo da bebida, feito após o exercício (ciclismo).

Por que é bom?

De acordo com o estudo, as bebidas à base de leite mostraram-se mais eficazes para reidratar do que o isotônico. Segundo os pesquisadores, a energia, a proteína e o sódio presentes no suplemento à base de leite facilita a recuperação de fluidos após o exercício.

Vale lembrar que sódio e água devem sempre estar em equilíbrio no corpo e, se há pouco sódio, a água também deve ser eliminada para que eles estejam em perfeito equilíbrio.

Segundo o estudo, o leite foi a bebida que melhor reidratou o corpo

Bons motivos para consumir leite

Se você não tem alergia à proteína do leite, não foi diagnosticado com intolerância à lactose e tampouco recebeu recomendação de seu médico ou nutricionista para deixar de saborear a bebida, pode aproveitar as vantagens da bebida sem medo.

A bebida é riquíssima em cálcio – nutriente importante para constituição dos ossos – vitamina B12 – essencial para constituição das células sanguíneas – e proteínas.

Vimos em http://www.bolsademulher.com

Falando sobre isso

Leave a Reply