Meningoencefalite por herpes: o que é doença que matou filho de cantora em 1 semana

Na última terça-feira (14), o adolescente Matheus Oliveira, de 17 anos, filho da cantora gospel Eyshila, morreu em função de um quadro de meningite viral e encefalite herpética (causada pelo vírus do herpes). A rapidez com que as doenças avançaram, matando o rapaz em menos de uma semana, pegou todos de surpresa. Entenda, a seguir, como esses acometimentos ocorrem e por que eles são tão graves.

Morte do filho da cantora Eyshila

Há cerca de uma semana, Eyshila usou suas redes sociais para pedir orações para seu filho, que estava internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Ontem (14), o adolescente morreu por causa de um quadro de meningite viral agravado por uma encefalite herpética.

Descansa em paz @oliveirasmath! Deus abençoe você e sua linda família Eyshila. Sua força é um exemplo do carácter que Deus espera de cada de nós. Sua força nos dá força para continuar nessa caminhada. Sabemos que não é fácil viver no evangelho mas também sabemos que é o caminho certo, o caminho da salvação! A vida pode ser surpreendente, mas Deus sabe de todas as coisas e cabe a nós aceitar a Sua perfeita vontade. Não consigo sequer imaginar a dor que é perder um filho, mas consigo ver Deus através da sua vida. Deus tem o melhor para cada um, e se levou o Matheus, é porque ele está num lugar melhor! Minhas consolações para você e sua família e que Deus continue te abençoando e usando grandemente. #forca #matheus #Deus #Deusnocontrole #Matheusestavivo #Jesusvenceuamorte #eternidade #vontadedeDeus #Deusebom #vaicomDeus #rip #RIP #luto

A photo posted by Izabella Lacerda (@izabellarl) on

Meningite e encefalite herpética: o que são essas doenças?

O infectologista Gabriel Cuba, do Hospital 9 de Julho, de São Paulo, explica que a meningite é a infecção das meninges, membranas que revestem o sistema nervoso e servem também como proteção. Já a encefalite é caracterizada pela chegada da infecção ao tecido cerebral.

É comum que os dois acometimentos ocorram juntos, caso em que a doença passa a ser chamada de meningoencefalite. O agente causador mais comum é o vírus do herpes simples do tipo 1, o mesmo que causa herpes labial. O herpes é também o principal gerador de encefalite (quando ela ocorre sozinha), enquanto a meningite tem outras causas comuns, como fungos e bactérias.

É comum evoluir tão rápido?

Gabriel Cuba explica que não é raro que a meningoencefalite evolua rapidamente como aconteceu com Matheus, que foi internado e morreu dentro do intervalo de apenas uma semana. Esse desfecho também não é incomum: de acordo com o infectologista, ele ocorre em cerca de metade dos casos.

Sequelas

Os cerca de 50% dos pacientes que sobrevivem à meningoencefalite podem ficar com sequelas. O especialista explica que elas são muito variáveis, pois dependem da extensão do dano neurológico, que costuma ser difuso. De maneira geral, elas podem variar de leves alterações de consciência até coma irreversível.

Como identificar a meningoencefalite

Gabriel Cuba explica que quanto antes a meningoencefalite for identificada e tratada maiores as chances de se curar e não ter sequelas. A doença engloba sinais tanto da meningite quanto da encefalite.

Sintomas da meningite:

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Dor e rigidez na nuca

Sintomas da encefalite:

  • Alteração do nível de consciência
  • Alterações do comportamento

Vimos em bolsademulher

Falando sobre isso

Leave a Reply