Menstruação com coágulos de sangue: o que pode ser? Entenda

Se assustou quando um pedaço de sangue saiu durante a menstruação? A alteração é bastante comum e costuma causar preocupação em quem se depara com a surpresa durante o período menstrual. Mas, afinal, será que é preciso mesmo ficar alerta? Esses coágulos podem ser indício de alguma doença? Conversamos com o ginecologista Dr. Celso Luiz Borrelli, do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, e o médico explicou o que causa essa alteração.

Por que a menstruação vem com pedaços?

“Pedaços” de sangue nada mais são do que partes do tecido do endométrio que se solta

Segundo o profissional, os pedacinhos de sangue são partes do endométrio, que se descola naturalmente do útero da mulher para que ocorra a menstruação. “A menstruação vem da descamação do tecido que fica dentro do útero e isso acontece com todas as mulheres, é natural. O que acontece de diferente para que o sangue venha com coágulos é a quantidade de sangue. Pode ser que a eliminação do endométrio venha maior ou menor intensidade, dependendo da ação hormonal, para eliminar mais ou menos tecido endometrial”, esclarece.

Essa intensidade do fluxo é bastante individual e o fenômeno pode acontecer de diferentes formas com cada mulher. É possível que seja uma característica comum àquela pessoa e que ela tenha todas as menstruações com pedaços de sangue. Também pode acontecer de ser um caso isolado, em apenas uma menstruação, e que não se repita nas próximas.

Causas das mudanças de fluxo

As alterações de fluxo que podem gerar os coágulos têm origens distintas. Entenda algumas possíveis causas capazes de influenciar no ciclo menstrual, aumentando ou diminuindo o fluxo – o que pode resultar no surgimento ou desaparecimento dos pedaços de sangue.

Alterações no fluxo da menstruação acontecem por alterações hormonais no corpo

Miomas – Existem mulheres com ciclo normal que, com a idade, passam a desenvolver miomas. Eles fazem com que haja uma dificuldade maior nas contrações naturais do útero. Com isso, a mulher pode sangrar por um período maior e também com intensidade maior, fazendo com que surjam os coágulos.

Menopausa – Nesse período, que costuma ter início nas mulheres por volta dos 40 anos, acontecem alterações hormonais que podem fazer a formação de tecido endometrial ficar anormal. Com isso, algumas passam a ter sangramentos irregulares e muito intensos, que não respeitam o ciclo, e vêm acompanhados de coágulos.

Pílula anticoncepcional – A pílula tem uma carga de hormônio que influencia diretamente no fluxo sanguíneo. Mas, no caso, ela agiria de forma a eliminar os pedaços de sangue em mulheres que têm menstruações com essa característica. “Quando a mulher toma pílula a camada do endométrio afina e a tendência é o sangramento diminuir, deixando de ter coágulos”, explica Dr. Borrelli.

Menstruação com sangue coagulado pode ser doença?

“Quando o fluxo intenso acontece, o sangue acumula na cavidade da vagina e o que era líquido se transforma através de um mecanismo de coagulação natural. Isso não é uma patologia, é um mecanismo individual. Às vezes é de um ciclo que a mulher sangrou mais e veio com coágulo, mas depois não vem mais. Ou pode ter por característica acontecer sempre. De toda forma, esse não é um claro sinal de alguma doença”, acalma o médico.

Mulher pode ter coágulos na menstruação de forma constante ou apenas em ciclos esporádicos

Apesar de o sangramento em coágulos ser uma condição comum e que não indique claramente uma doença, é possível que ele tenha origem patológica. Contudo, Dr. Celso Luiz Borrelli garante que não é necessário se preocupar demais, porque o mais comum é que não haja nenhum problema ginecológico.

“O que pode acontecer é se descobrir através dessa menstruação irregular e com coágulos que a menina tem alguma alteração relacionada à coagulação do sangue, aos fatores ligados a isso, e não à ginecologia. Pode ser um distúrbio da parte hematológica que faça o sangramento ser intenso demais. Mas essa é uma condição rara”.

Preciso procurar um médico? Há riscos?

Mesmo sem os coágulos indicarem nada grave, se eles se tornarem constantes o profissional indica procurar por um médico. Isso porque somente um especialista poderá fazer os exames necessários para descobrir a causa da intensidade de eliminação de sangue durante a menstruação e, se necessário, tomar os cuidados necessários para evitar uma possível anemia causada pela eliminação intensa de sangue. “Esse seria o possível risco de uma menstruação com pedaços de sangue, desenvolver uma anemia, já que essa característica indica uma grande perda de sangue no período menstrual”.

Tem TPM ou cólica? Assista ao vídeo e aprenda a preparar dois sucos que combatem os problemas e podem ajudar a ter um ciclo menstrual muito mais tranquilo.

 

Vimos em: bolsademulher.com

Falando sobre isso

9 comments

  1. Quero saber o que acontece, quando se toma pilulas direto sem parar, sem dar chance para menstruar?

  2. Rosilda de Paula

    Muito bom isso esclareceu minha dúvida em relação a menstruação

  3. quero saber pq minha menstruação vem em três dias sendo q a três anos q não tomo remedio

  4. verônica de oliveira da silva

    Ola ,sou verônica e tenho 26 anos e moro em Rondônia.Ja tem 1mes que estou mestruando ela para 2 dias e volta de novo não sinto colicas e nada diferente . O que eu tenho que fazer ? A eu tenho DIU ja à 5 anos.nao sei o que fazer.

  5. Minha menstruação estava assim,com um fluxo muito intenso,com coagulos e eu passava 15 dias menstruada,fui na munha médica,fiz uns exames e descobri que estava com o endométrio espessado,agora estou tomando anticoncecional sem parar por 6 meses.Espero wue se resolva.

  6. Gislaine Patrícia Santos de Oliveira

    Quando eu tomava anticoncepcional não acontecia isso, mais meu esposo fez a vazectomia e não tomo mais remédio agora o fuxo é mto grande e sai mtos pedaços e tenho mto cólica e dores nas costas. Isso é normal?

  7. Adorei saber,fui muito esclarecedor !
    Só tem uma coisa q fiquei na dúvida?
    Então se nois tomamos pílulas,é normal o sangue diminuir ?
    Pq eu troquei e até parei de tomar os anticoncecionais, achando q minha menstruação não estava vindo normal,pra ser sincera só decia pouco e preta?
    Desculpe o modo de dizer é que eu não achei outra forma.

  8. O que acontece quando tomamos injeções mensalmente. quando pararmos de tomar o fluxo de sangue aumenta ou não fica normal?

    Tomo uma injeção que ñ tem pausa e não mostrou!

Leave a Reply