Menstruar duas vezes no mês: o que pode ser?

Um ciclo menstrual normal dura 28 dias: o primeiro dia é aquele em que a menstruação vem e o último é exatamente um antes da sua próxima menstruação. Fazendo as contas, é fácil deduzir que o mais comum é que o sangramento ocorra uma vez por mês. Mas, em alguns casos, a mulher pode menstruar duas vezes no mês. Descubra a seguir se isso é normal ou se indica um problema de saúde.

Por que eu menstruo duas vezes por mês?

Ciclo menstrual curto

A ginecologista Bárbara Murayama, do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, explica que, considerando um ciclo menstrual de 26 a 28 dias, é possível que ocorra duas menstruações mensais quando uma vem no começo e outra no final do mês. Isso é normal e esperado que aconteça de vez em quando.

É comum também que algumas mulheres tenham ciclos mais curtos, o que faz com que elas frequentemente menstruem duas vezes em um mesmo mês, e outras tenham ciclos mais longos. “O mais importante é que o ciclo da mulher seja regular, com o mesmo número de dias de duração”, conta. “Para isso, é fundamental saber quando começa e quando termina o seu ciclo”.

Pode ser gravidez?

Sangramento pode ser sinal de gravidez.

Quando o embrião é implantado na parede do útero, ocorre um sangramento, que é normal e não indica risco à saúde. Algumas mulheres confundem essa perda sanguínea com uma menstruação anormal. Portanto, pode ser que a segunda “menstruação” do mês seja, na verdade, essa secreção decorrente da fecundação. Faça um teste caso haja a possibilidade de você estar grávida. Mas caso você já saiba que está grávida e tenha um sangramento, procure um médico imediatamente.

Pílula anticoncepcional

Os chamados escapes podem acontecer quando a dosagem da pílula anticoncepcional não está adequada à paciente ou caso ela se esqueça de tomar um ou mais comprimidos.

Deficiência de progesterona

A progesterona é um hormônio intimamente ligado ao ciclo menstrual e à gravidez. É a sua queda que determina o momento de menstruar. Quando seus níveis estão continuamente baixos, o sistema reprodutivo feminino fica sem saber exatamente quando o tecido uterino deve ser eliminado como menstruação.

Doenças

Sangramentos no sistema reprodutor podem ser confundidos com menstruação.

Pólipos, miomas, feridas, doenças sexualmente transmissíveis  e outras alterações no sistema reprodutor feminino – composto por vulva, vagina, útero, trompas e ovários – podem causar sangramentos inesperados.

Como parar de menstruar duas vezes por mês

Depende da causa. Caso o motivo seja uma doença, ela deverá ser tratada para que o sangramento se resolva. No caso de produção insuficiente de progesterona ou escapes, tratamentos hormonais podem trazer bons resultados. Mas é importante ressaltar que cada mulher deverá investigar junto ao médico qual é o seu problema e receber o tratamento específico para ela.

Vimos em bolsademulher

 

Falando sobre isso

Leave a Reply