Métodos naturais para espantar o mosquito da dengue

Com o aumento dos casos de dengue no Brasil, todo artifício para combater o mosquito é válido: inseticidas, telas, repelentes e dedetizadores. Nessa luta vale também recorrer às receitas naturais e caseiras. Veja algumas delas:

Velas

vela andiroba

Uma medida que ajuda a manter os mosquitos longe é acender uma vela de andiroba ou citronela no ambiente. Mas é preciso mantê-la acesa durante o dia e a noite, e a proteção será feita somente no cômodo onde a vela estiver acesa. Vale ressaltar que ela funciona bem em espaços pequenos, de mais ou menos 2 metros.

Refil anti mosquito

laranja-espanta-mosquito525

Outro recurso que funciona bem é usar aqueles aparelhos repelentes elétricos de insetos. Só que em vez de utilizar o tablete convencional, substituir por um pedaço de casca de laranja ou de limão. A solução é ideal para ser usada em quartos de crianças menores de 3 anos, que devem ficar livres de produtos químicos e tóxicos.

Repelente para a casa

200g de folhas de citronela picadas

1 litro de água

200 ml de álcool

Modo de fazer:

Coloque as folhas de citronela no liquidificador e bata com a água, coe e acrescente o álcool. Em seguida, coloque em um frasco e pulverize nas portas e janelas. Isso vai ajudar a manter os insetos bem longe.

IMPORTANTE:

Todos esses artifícios não substituem os repelentes químicos, que têm eficácia comprovada cientificamente, nem simplifica os cuidados recomendados pelos órgãos públicos de saúde. Abaixo, uma cartilha lembra as medidas necessárias que todos devemos ter em casa. Clique na foto para ampliar.

dengue

Vimos em https://consumosocial.catracalivre.com.br

Falando sobre isso

Leave a Reply