micoses e unhas

Micoses são infecções causadas por fungos, que vivem na natureza em equilíbrio e colonizam a pele junto com outros micro-organismos, como as bactérias e os vírus. Elas necessitam de calor e umidade para sobreviver e se proliferar. Por isso, são muito comuns nos ambientes que têm essas duas condições. Não por acaso, nota-se que a incidência de micoses é maior nas estações mais quentes do ano.
As micoses podem ser superficiais ou profundas
As primeiras localizam-se na camada mais externa da pele e, se tratadas corretamente, não representam riscos à saúde. As segundas são mais graves. Os fungos podem cair na corrente sanguínea e linfática, afetando órgãos internos, por isso o tratamento costuma ser mais demorado.
Nas unhas, descolamento, esbranquiçamento, quebra e engrossamento podem ser sinais de micose. A sua forma de contaminação mais comum é por meio de alicates, lixas e paus de laranjeira que estão contaminados com fungos de outra pessoa com micose.
Para evitar o problema, cada pessoa deve ter o seu próprio kit, com todos os objetos necessários. Mais interessante ainda é não usar alicate. Em vez dele, prefira um creme amolecedor de cutícula. Ela será empurrada para as extremidades, sem cortes, e continuará mantendo a barreira de integridade da pele, diminuindo as chances de contaminação por fungos, bactérias e inflamação.
Agora que você já sabe que a transparência das unhas é um ótimo sinal, mantenha as suas sempre secas, limpas, bem aparadas, de preferência em formato quadrado. Esses cuidados são básicos, mas úteis a quem quer ficar livre de problemas de pele e doenças infecciosas.

Dra. Marcela Studart é dermatologista, pós-graduada em Dermatologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pós-graduada em Dermatocosmiatria e Medicina Estética pela faculdade de medicina do ABC – SP

É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Academia Americana de Dermatologia. 

Falando sobre isso

One comment

  1. leticia paulino

    Quero saber o que uso pra minha unha ficar boa

Leave a Reply