Micropigmentação de sobrancelhas: os prós e contras da técnica usada pelas famosas

Grazi Massafera, Claudia Leitte e Izabel Goulart são algumas das celebridades fãs do método de preenchimento dos fios;

Preenchimento de sobrancelhas, delineação dos lábios, sombrear falhas no couro cabeludo… todas estas façanhas são resultado da técnica de micropigmentação. O procedimento, cada vez mais comum no Brasil, pode custar de R$ 700 até R$ 3 mil reais por sessão.

“A micropigmentação nada mais é do que o implante de pigmentos na pele através de microagulhas”, explica Luciana Rodrigues, uma das pioneiras da técnica no Brasil, e dona do salão Lu Make Up. Responsável pelas sobrancelhas cheias e delineadas de Grazi Massafera, Claudia Leitte, Izabel Goulart e Gabriela Pugliesi, a profissional defende: “[A técnica] vai além da estética. Ela traz praticidade ao dia a dia da mulher, oferece bem estar e resgata a autoestima de qualquer pessoa.”

Mas qualquer pessoa pode fazer uma micropigmentação de sobrancelhas? A dermatologista Ana Carolina Franco responde: “Todos os tipos de pele podem receber a técnica, exceto pessoas com doenças específicas na derme, como vitiligo. Mas mais importante que isso, é conhecer o histórico do profissional e descobrir qual foi o treinamento que ele fez”, diz. “A micropigmentação é uma  técnica que penetra na pele. O profissional deposita o pigmento como se fosse uma tatuagem na derme média e derme profunda, e a partir do momento que você “quebra” a camada de densidade da pele você pode correr sérios riscos de infecção.” Anotou?

Luciana também alerta: “Grávidas, lactantes, pessoas que estejam realizando tratamentos estéticos agressivos como ácido e que sejam muito suscetíveis a alergias devem evitar o procedimento. Nos casos de tratamentos como quimioterapia ou doenças como a diabete, é necessário a autorização médica.”

Mas fica a principal pergunta: como encontrar profissionais confiáveis?  “Aulas de colorometria, noções de visagismo, design, anatomia e biossegurança que também são fundamentais. Também é crucial que o bom profissional utilize bons equipamentos e produtos, além de estar sempre buscando aprimoramento na área”, explica Tássia Gomes, esteticista especializada em design e micropigmentação no salão Colour Day. E claro, um local confiável terá certificados, portanto, atente-se a eles!

Mas afinal, qual é o passo a passo da micropigmentação? 
“O procedimento consiste em redesenhar e colorir os pelos das sobrancelhas com o auxílio de um aparelho elétrico chamado demógrafo ou agulhas próprias, preenchendo sobrancelhas ralas, com falhas ou muito assimétricas. A duração média desse procedimento é de 8 meses a 1 ano”, explica Ana Lucia Yotumoto, designer de sobrancelhas do Jacques Janine Augusta.

Também existem variações do método tradicional.  “A tendência da vez é apostar na técnica hiper-realista com efeito ombré, em que os traços desenhados são bem mais finos, podendo ser sobrepostos. O resultado é um contraste de cores e tonalidades de fios para garantir a mesma aparência dos fios originais. Kim Kardashian, Grazi Massafera e Giovanna Antonelli foram algumas das celebridades que aderiram à técnica.”

Vimos em revistaquem

Falando sobre isso

Leave a Reply