Mulher é internada com infecção grave após pedicure lixar seu pé com pedra-pomes

Você confia no salão que cuida da sua beleza? Responder “sim” a essa pergunta é fundamental para evitar problemas graves, como o que teve a enfermeira Stacey Wilson, que foi parar no hospital depois de um erro cometido por sua pedicure.

Stacey contou ao canal norte-americano KATV, filiado da rede ABC, que adquiriu uma infecção depois de ter os pés feridos acidentalmente com pedra-pomes, durante raspagem da pele do calcanhar. O procedimento é muito comum na pedicure e pode ser feito também com lixa para pés. O objetivo é deixar a pele do calcanhar macia e suave.

Mulher precisou ficar internada devido à infecção

Segundo Stacey, a profissional que realizou o tratamento esfregou a pedra com muita força e acabou cortando a pele da lateral do pé e da parte debaixo do dedinho. “Ela percebeu que havia me machucado”, disse a enfermeira.

De acordo com ela, no dia seguinte ao salão, seu tornozelo começou a ficar em inchado e vermelho e, dois dias, depois, já não conseguia mais apoiar o pé no chão. Então, ela decidiu ir ao hospital, onde foi diagnosticada com uma infecção bacteriana chamada celulite.

Diferente da condição que a maioria das pessoas conhece por este nome, o quadro, neste caso, trata-se de uma infecção de pele que está comumente associada a cortes na pele, como ocorreu com a enfermeira.

Infecção de pele e risco de morte

Em entrevista ao jornal, o médico Dr. Michael Pafford, que atendeu Stacey, comentou que esse tipo de doença é comum e que já diagnosticou outros casos relacionados a salões de beleza.

A infecção geralmente é causada pela invasão da bactéria Streptococcus B em uma ferida na pele. Os principais sintomas são ardor, sensação de queimadura na área, febre, calafrios, enjoos e vômitos. “Você sente como se estivesse pisando em uma fogueira”, disse Stacey ao jornal.

O tratamento é feito com antibióticos e, se iniciado cedo, é altamente eficaz. No entanto, se progredir sem medicação, a doença pode matar.

Riscos em salão de beleza

Para evitar esse tipo de problema, é fundamental escolher um salão de beleza e profissionais de confiança, certificando-se de que todos os materiais utilizados são descartáveis ou esterilizados.

O Dr. Pafford ressalta também que é fundamental parar o tratamento e beleza imediatamente se desconfiar da limpeza dos instrumentos. “Não deixe de ir ao hospital assim que notar qualquer pequeno sintoma anormal”, alerta.

Lixar o calcanhar faz mal?

Apesar de não gerar problemas de saúde grave, exceto nos casos em que há cortes, como ocorreu com Stacey, o hábito de lixar os pés não é recomendado, pois acaba deixando a pele ainda mais grossa.

“Toda vez que você atrita a pele, ela engrossa mais. É como se você tirasse uma camada de proteção e agredisse o corpo. Para se defender, ele forma uma pele ainda mais grossa”, explicou a dermatologista Daniela Ribeiro.

Vimos em mae.tip

 

Falando sobre isso

Leave a Reply