Mulher quase morre ao esquecer absorvente interno na vagina por 9 dias; entenda riscos

A estudante britânica Emily Pankhurst ficou entre a vida e morte graças ao uso errado do absorvente interno. Ela acabou esquecendo o objeto dentro do corpo por mais de uma semana e desenvolveu uma doença rara, mas que poder ser mortal, associada a esse produto: a síndrome do choque tóxico.

Emily contou ao jornal inglês Daily Mail que os primeiros sintomas foram queda de pressão, inchaço na barriga e mal-estar, mas pensou serem consequência do período estressante que estava vivendo na faculdade.

Rapidamente os sintomas começaram a se agravar: Emily começou a sofrer com desmaios, manchas na pele e dificuldades para falar. A mãe da estudante decidiu levá-la ao hospital, mas os exames não conseguiram detectar a causa.

Uso errado de absorvente interno causa doença grave

“Perder” absorvente interno: como aconteceu?

Como estava sangrando muito, Emily decidiu introduzir um dedo na vagina para tentar “sentir” o que estava errado: foi quando encontrou o absorvente. Na correria do dia a dia, ela se esqueceu de que estava usando um tampão e colocou outro por cima.

“Se não fosse a cordinha, não daria nem para identificar o que era aquele objeto. Foi horrível, estava completamente preto. Joguei na privada e tive vontade de vomitar”, disse ao jornal.

Síndrome do choque tóxico

Os sintomas continuaram piorando, mesmo após a remoção do absorvente. Emily foi internada em uma UTI e diagnosticada com uma infecção grave, a síndrome do choque tóxico, que poderia ter sido fatal se demorasse mais para ser descoberta.

A doença está relacionada principalmente ao uso prolongado do absorvente interno, que favorece a multiplicação da bactéria Staphylococcus aureus. “A bactéria normalmente já existe no corpo da mulher. No entanto, quando ocorre sua proliferação intensa, são produzidas toxinas em excesso, que causam a síndrome do choque tóxico”, explica a ginecologista Rita Oliveira da Silva, da clínica Rezende (SP).

Bactéria Staphylococcus aureus é a causadora da síndrome

Sintomas

Os sintomas que Emily relatou são os mais comuns, mas existem outros, como diarreia, febre alta, confusão mental, tontura, dor de cabeça e dor de garganta. Eles costumam aparecer em pouquíssimo tempo e podem piorar muito rapidamente – em torno de 48 horas o corpo já pode entrar em estado de choque.

Como evitar

O mais importante é nunca passar mais do que quatro horas utilizando o absorvente – o período geralmente é recomendado pelo fabricante na embalagem do produto. Dra. Rita alerta que, se houver suspeita da doença, a mulher deve ser internada imediatamente.  “Se a ação não for rápida, há o risco de morte”, afirma. O tratamento é feito com uso de antibióticos por, no mínimo, 10 dias, além de drenagem no foco da infecção.

Vimos em bolsademulher

Falando sobre isso

Leave a Reply