Mulheres na menopausa tendem a ter pressão mais elevada?

Tanto mulheres quanto homens estão sujeitos a sofrer de hipertensão quando a maturidade chega. Mas, para elas, a menopausa é um complicador e tanto. Isso porque ocorre uma revolução hormonal em seu corpo: a linha de montagem do estrogênio está decretando aposentadoria. E a ausência dessa substância é sentida diretamente pelo endotélio, a camada interior dos vasos. Sem o hormônio, essa estrutura tende a ficar mais vulnerável a lesões e se contrair excessivamente.

Durante a menopausa, também fica mais difícil se livrar de quilos a mais, e já estamos cientes da má influência do excesso de peso na saúde cardiovascular, né? Além disso, o corte na cadeia hormonal predispõe a ansiedade e depressão, condições que, hoje se sabe, repercutem negativamente no trabalho e no bem-estar dos vasos.

O jeito é não bobear e se prevenir o mais cedo possível. Alguns itens não podem faltar na cesta básica para escapar dos aborrecimentos. Anote aí: menos sal, manutenção do peso, exercícios físicos, pequenos prazeres contra o estresse e, claro, visitas periódicas ao médico para checar a pressão. Na menopausa, o ginecologista ainda pode considerar a reposição hormonal para minimizar a falta do bendito estrogênio.

Vimos em mdemulher

Falando sobre isso

Leave a Reply