Não há nenhuma prova de que passar fio dental é importante para a saúde bucal

Desde pequenos, aprendemos que usar fio dental é tão importante quanto escovar os dentes e que, se possível, você deve passá-lo depois de todas as refeições. Mas será que é mesmo assim tão importante? Novas investigações estão mostrando que não existe nenhum estudo científico que prove o benefício do item, mas as opiniões continuam divididas.

Usar fio dental: não há prova de que faz bem para a saúde

Um documento chamado Dietary Guidelines for Americans, que é um tipo de guia de hábitos saudáveis escrito pelo Governo para os norte-americanos, retirou, este ano, a recomendação do uso de fio dental de seu texto.

Questionado pela agência de notícias Associated Press, o Departamento de Saúde do Governo norte-americano admitiu em uma carta que os benefícios de passar o fio dental entre os dentes nunca foram apropriadamente pesquisados. Vale lembrar que, para estar no Dietary Guidelines for Americans, toda recomendação deve ser cientificamente comprovada.

Evidências sobre uso de fio dental

Os estudos que avaliam os benefícios do fio dental são insuficientes para provar que o método é mesmo bom para saúde da boca. Além disso, uma pesquisa que avaliou estudos prévios sobre o hábito chegou à conclusão de que “a maioria dos estudos disponíveis falharam em demonstrar que passar fio dental é efetivo para remover placa bacteriana”.

Ao contrário dos achados, muitos dentistas e instituições odontológicas continuam dizendo que usar fio dental é parte importante da higiene bucal e dos cuidados com dentes e gengiva. Para eles, o item é capaz de reduzir a placa bacteriana, a gengivite e outras doenças da gengiva e as cáries, além de eliminar restos de comida.

 Vimos me vix

Falando sobre isso

Leave a Reply