Negativos de fotos de 100 anos atrás são encontrados na Antártica

Durante o final do século XIX e até o início da década de 190, nós vivemos um período conhecido como “Idade Heroica da Exploração da Antártida”. Nessa época todos os esforços da ciência estavam especialmente voltados para a Antártida, que é uma grande e importante parte de nosso planeta, que era ainda inexplorada.

Como você deve imaginar, as condições climáticas da Antártida somada as condições e recursos da época, geravam extensas e exaustivas expedições. Para vocês terem uma ideia, os cientistas que voltavam desse tipo de busca, eram considerados verdadeiros heróis.

02

As primeiras expedições foram praticamente pioneiras, e contribuíram absurdamente para a construção do que conhecemos como Antártida no dia de hoje. Durante esse período de apenas 25 anos, pelo menos 17 membros desse grupo de cientistas perderam as suas vidas.

Tudo isso, é claro, em prol da ciência e dos avanços tecnológicos.

A grande novidade por outro lado, é o fato de pesquisadores da “New Zealand Antarctic Heritage Trust”, que é uma instituição sem fins lucrativos, ter descoberto uma caixa preservada dentro de uma barraca que se encontrava dentro de um bloco de gelo.

Dentro dessa caixa havia nada mais e nada menos do que 22 negativos de fotos que foram tiradas há 100 anos atrás. Quando uma expedição, foi feita com o objetivo de levar suprimentos para um famoso explorador, o Sir Ernest Shackleton.

0

A instituição que fez essa descoberta também trabalhou em prol do objetivo de restaurar uma velha cabana de exploração, encontrada próxima ao local.

Acredita-se que o motivo para tudo ter sido abandonado ali, tenha sido o fato do navio que transportava os exploradores ter encalhado ali, levando-os consequentemente a armar barracas no local.

Não se sabe ao certo quem foi o autor das fotos, mas acredita-se que elas foram tiradas por Arnold Patrick Spencer-Smith, que era o fotografo oficial da expedição.

As fotos são valiosíssimas, ainda mais pelo fato de praticamente não existir registros fotográficos dessa época tão importante para a ciência, que foi a era heroica da Antártica.

Confira abaixo algumas das fotos que foram salvas:

0102030405

Este é um site de noticias, curiosidades e tratamentos, ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Falando sobre isso

Leave a Reply