O que acontece com seu corpo e sua saúde quando você segura o xixi?

Segurar o xixi faz mal para a saúde: você provavelmente ouviu várias vezes esse conselho de sua mãe, mas acabou esquecendo ou mesmo ignorando a informação imaginando que se tratava apenas de um mito. A verdade é que passar muito tempo sem ir ao banheiro tentando controlar a vontade de urinar é um hábito comprovadamente nocivo.

A capacidade que o corpo tem de segurar o xixi varia de pessoa para pessoa, mas a maioria das vezes as mulheres conseguem, em média, reter a urina entre 3 a 6 horas, dependendo da quantidade de líquido produzido, capacidade da bexiga ou estado de hidratação.

O habito de segurar o xixi por muito tempo aumenta o risco de infecções urinárias, que depois só poderão ser tratadas com medicamentos antibióticos. Isso acontece porque a urina funciona como limpador da uretra, onde se acumulam bactérias. Evitar ir ao banheiro, portanto, pode comprometer essa higienização natural do corpo.

Saiba por que o hábito de segurar o xixi traz riscos para a saúde

Saiba por que o hábito de segurar o xixi traz riscos para a saúde

A cor, a densidade e o cheiro da urina podem revelar muito sobre o estado da sua saúde. O xixi é uma parte importante do processo de descarte das toxinas produzidas no corpo e, através da sua coloração, é possível perceber a concentração desses compostos que precisam ser eliminados.

Não é segredo, por tanto, que consumo de água é determinante para a saúde e o teste do xixi pode dizer se você está bebendo quantidade suficiente diariamente. A cor normal da urina é amarelo claro e quanto mais escura a tonalidade do amarelo, maior a concentração das toxinas no organismo.

Falando sobre isso

Leave a Reply