O seu corpo pode estar te alertando um mês antes de um ataque cardíaco. Você não deve ignorar estes sinais!

Em média 30% dos brasileiros morre de enfarto ao ano, tornando essa a segunda principal causa de óbito no país.

Mas você sabia que o seu corpo pode estar te dando sinais de alerta muito antes de você ter um ataque cardíaco? Na verdade, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Harvard, apenas uma em quatro pessoas que sofreram um infarto não apresentou sinais. Então, a conscientização pode ser crucial em termos tanto de prevenção quanto de sobrevivência. Se você está tendo algum dos seguintes sinais, se consulte com um médico o mais rápido possível.

1. Fadiga

Se você se sente cansado apenas ocasionalmente, provavelmente não há motivo para se preocupar. Isso pode acontecer com qualquer um que não esteja dormindo o suficiente ou esteja particularmente ativo. Mas se você está realmente fatigado a ponto de as atividades mais simples como ir ao mercado te cansam, ou se você perde o fôlego subindo um lance de escadas, isso não pode ser levado na brincadeira. A fadiga pode ser causada quando, em situações de stress, o coração deixa de receber um suprimento adequado de sangue, e isso pode ser um sinal de infarto iminente do miocárdio (também conhecido como ataque cardíaco).

2. Pressão no peito

Um sinal de alerta comum de infarto é um aperto forte no peito. Isso às vezes vem acompanhado de taquicardia e dor no peito, costas, mandíbula, pescoço, braço ou abdômen superior.

3. Falta de ar

Falta de ar é um forte sinal de que o seu coração não está levando oxigênio suficiente para os seus pulmões e isso pode ser sinal de artéria entupida. Se você está tendo mais falta de ar do que o normal com esforço leve a moderado, isso deve soar o alarme para você.

4. Letargia

Se você está geralmente se sentindo fraco e sem energia, isso pode ser um sinal de que os seus músculos não estão recebendo oxigênio suficiente. Esse é normalmente o primeiro sinal de alerta para um infarto.

5. Tonteira e suor frio

Se você notar esses sintomas, você deve visitar um médico. Suor excessivo pode ser um sinal prematuro de infarto e a tonteira é provavelmente causada por falta de oxigênio no cérebro.

6. Resfriado / Gripe

Tosse, nariz escorrendo e febre te deixou meio caído? Claro, isso pode ser um resfriado comum. Mas o que muitas pessoas não sabem é que esses sintomas frequentemente aparecem um mês antes de um infarto. A tosse ajuda o seu corpo a melhorar o fluxo de sangue.

Se doenças cardíacas são comuns na sua família ou se você nunca seguiu realmente uma dieta saudável e não tem o hábito de se exercitar, é uma boa ideia considerar fazer algumas mudanças. Há muito o que você pode fazer para diminuir os riscos de infarto. Evitar o cigarro e a ingestão pesada de álcool são provavelmente as principais dessa lista, mas é igualmente recomendável ter uma alimentação saudável, boas noites de sono e prática regular de exercícios. E último, mas não menos importante, minimizar o nível de estresse e aprender a lidar com ele, é um dos favores mais importantes que você pode fazer pelo seu coração e pela sua saúde em geral. Então, acima de tudo, não deixe isso te estressar! Se você estiver preocupado com qualquer desses sintomas, não há melhor lugar para ir do que o consultório de um médico confiável.

Vimos em naoacredito

Falando sobre isso

Leave a Reply