Ovários policísticos: o que comer para amenizar os sintomas

A Síndrome dos Ovários Policísticos é um distúrbio endócrino ginecológico caracterizado, principalmente, pela falta de ovulação crônica e excesso de andrógenos, como a testosterona, em mulheres com idade reprodutiva.

Sintomas da Síndrome dos Ovários Policísticos

Os principais sinais e sintomas são: irregularidade menstrual, aumento de pelos, infertilidade, acne, queda de cabelo, obesidade e sinais de resistência à insulina (manchas escuras na nuca, costas e axilas). A SOP também está associada com aumento de peso e da probabilidade de desenvolver doenças, como diabetes mellitus tipo 2, por causa da resistência à ação da insulina. Mas é possível melhorar o quadro característico da síndrome por meio de uma vida saudável, com a prática de atividade física e alimentação adequada.

Alimentação contra SOP

Oleaginosas são grandes aliadas

Alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios são importantes aliados durante este processo porque melhoram a sensibilidade à insulina. Então, se você possui a SOP, consuma mais cereais integrais, batata yacon, linhaça, chia, peixes ricos em ômega 3 (sardinha, salmão, arenque e atum), suco de uva integral (sem açúcar e conservantes) e oleaginosas (nozes, castanhas, amendoim).

Além disso, mantenha na alimentação fontes de Magnésio e vitaminas do Complexo B, pois esses micronutrientes são essenciais no metabolismo dos carboidratos e vão melhorar o quadro de resistência à insulina. Onde encontrar? Vegetais folhosos de cor verde escuro, cereais integrais e frutas. Também é importante evitar alimentos industrializados, ricos em açúcar, gordura e sódio, pois eles vão piorar a resistência à insulina, contribuindo para o ganho de peso, piora da acne e aumento da inflamação corporal.

Boa né?

Vimos em http://www.bolsademulher.com

Falando sobre isso

Leave a Reply