Pais sem dinheiro constroem cadeira de rodas para filha que perdeu movimentos

A pequena Evelyn Moore, de 1 ano, do Canadá, tinha apenas quatro meses quando, devido a um tumor que atingiu sua coluna, perdeu os movimentos da cintura para baixo.

Para que a filha tivesse mais opções de mobilidade, os pais começaram a pesquisar sobre cadeiras de rodas, mas não tinham dinheiro suficiente para comprar uma que se adequasse. Foi então que viram uma publicação do tipo “faça você mesmo” e o pai, Brad, resolveu construir uma cadeira.

Em entrevista ao canal The Canadian Press, a mãe de Evelyn, Kimberly, contou que o marido fez tudo em apenas um ou dois dias e gastou cerca de US$ 100,00 (o equivalente a cerca de R$ 320,00).

Cadeira de rodas para criança

O modelo foi feito de forma que ela consiga se abaixar para pegar seus brinquedos no chão. A adaptação foi tão boa que logo ela começou a se locomover de forma muito rápida e para evitar problemas, os pais fizeram uma espécie de lombada em casa. “Ela tem as mesmas interações que qualquer outra criança, podendo explorar o mundo. É muito emocionante”, disse a mãe.

Segundo o oncologista pediátrico Bev Wilson, um dos médicos de Evelyn, a cadeira teve um grande impacto na sua mobilidade e na vida social. “Ela está muito feliz. Se locomove ao redor, visita enfermeiros, quer ver outras crianças… Ela conhece todo mundo e tem uma mobilidade que não teria de outra forma. É como qualquer criança, mas ela é realmente mais rápida”, disse.

Agora Evelyn irá passar por um treinamento para se adaptar a uma cadeira nova e semelhante, mas em modelo industrializado, que permitirá que ela fique sentada de forma mais adequada de acordo com seu crescimento. Assista ao vídeo que mostra como ela se locomove:

Vimos em vix

Falando sobre isso

Leave a Reply