Para que serve aqueles botões das calças jeans?

O Jeans faz mais do que parte do nosso dia a dia, afinal não existe nada mais prático do que simplesmente colocar uma calça jeans e uma camisa para realizar as suas atividades rotineiras. Afinal, não existe uma só pessoa que não possua pelo menos uma calça ou peça jeans, não concordam?

Calcula-se, que nos Estados Unidos, as mulheres possuam em média 7 calças fabricadas com esse tecido, muita coisa não? Pois bem, apesar de toda essa participação e popularidade, ainda sim, poucas são as pessoas que conhecem a sua história e consequentemente sabem a explicação ou função de cada detalhe da peça.

E é por isso, que nós vamos falar sobre mais uma curiosidade dessa famosa peça, aqui na Fatos. Afinal, você sabe para que serve aqueles pequenos botões que toda calça jeans possui em seus bolsos?

 01Para entendermos melhor sobre essa função, também precisamos entender que esse tecido se popularizou graças a necessidade de sanar um problema dos mineros, que precisavam de um uniforme realmente resistente e que não se deteriorasse com facilidade, pois de um modo geral, suas roupas não suportavam suas pesadas jornadas de trabalho.

Pensando nisso, em 1850 na Califórnia, o alemão Oscar Levi-Strauss teve a brilhante ideia de usar esse tecido que foi desenvolvido na França, com essa finalidade. O resultado dessa história vocês já conhecem, e até os dias de hoje as famosas calças jeans são um verdadeiro sucesso.

Mas e os botõezinhos? Porque eles surgiram? Bem, um alfaiate chamado Jacob Davis, frequentemente era procurado pelos mineiros,  para remendar os bolsos que se rasgavam e se soltavam das peças, visto que eles eram apenas costurados nas calças e eram obrigados a aguentar pesadas ferramentas de trabalho.

02

Pensando nisso Jacob, teve a brilhante ideia de criar rebites, que seriam colocados em pontos estratégicos dos bolsos, (nas extremidades) de forma, que eles agiriam no reforçamento da costura dessas peças.

Apesar de possuir uma ideia muito interessante em suas mãos, que prometeria sanar o problema de resistência dessas peças, ele não tinha dinheiro o suficiente para patentear a ideia, e foi aí, que ele decidiu procurar ninguém mais e ninguém menos do que Levi Strauss, que o ajudou a pagar a patente de sua ideia, e além disso configurou os seus modelos de jeans para serem produzidos com a mais nova “novidade”.

03

A ideia de Jacob de fato solucionou o problema de resistência dos bolsos, mas atualmente vale a pena ressaltar que eles ainda continuam alí, por uma questão meramente estética, visto que ninguém mais precisa carregar suas pesadíssimas ferramentas de trabalho em seus bolsos (ou pelo menos esperamos que não).

Vimos em Fatos Desconhecidos

Falando sobre isso

Leave a Reply