Pessoas altas têm mais chances de câncer, diz estudo; veja alturas mais perigosas

A ciência já comprovou que as pessoas obesas estão mais propensas ao desenvolvimento do câncer. Mas um novo estudo mostra que as pessoas altas também devem se preocupar. Segundo os cientistas, a cada 10 cm extras de altura, mais 18% de chances de desenvolver câncer. Entenda a seguir.

O estudo

O estudo, realizado pelo Instituto Karolinska, na Suécia, avaliou dados de mais de 5 milhões de pessoas para descobrir se a altura afeta as chances de ter câncer.

O câncer de mama é um dos mais influenciados pela estatura.

Os resultados mostraram que, entre as mulheres, as chances de ter câncer aumenta em 18% a cada 10 centímetros acima de 1,70 m. O risco fica ainda maior no caso do câncer de mama (20%) e câncer de pele (30%). Entre os homens, o risco é elevado em 11% para cada 10 cm a mais.

Os responsáveis pelo estudo hipotetizam que a exposição elevada ao hormônio do crescimento na infância pode ser um fator determinante do maior risco de câncer. Isso porque ele estimula o crescimento celular e dificulta sua morte, causando o aumento do número de células corporais. Vale lembrar que um tumor nada mais é que a multiplicação desordenada de células.

Além desse fator, a maior ingestão de calorias e a maior superfície de pele exposta ao sol podem ser os responsáveis pelo risco elevado de neoplasia maligna.

vimos em:bolsademulher

Falando sobre isso

Leave a Reply