Por pedido do médico Sônia Lima diz que retirou os seios.Veja quando esse procedimento é necessário

A atriz Sonia Lima, de 57 anos, revelou recentemente que fez cirurgia para retirar as duas mamas por recomendação de seu médico. Apesar de ter contado a informação só agora, o procedimento foi feito por volta de 2008, cinco anos antes de Angelina Jolie se submeter à mesma cirurgia como forma de prevenir o câncer de mama – notícia que gerou polêmica na época.

“Depois que entrei na menopausa, em função da reposição hormonal, começaram a aparecer algumas coisinhas… Então, eu e meu médico decidimos que seria melhor tirar as mamas”, revelou em entrevista ao site Extra.

Mastectomia preventiva: o que é e quando é indicada?

A patalogista e integrante do núcleo de mastologia do Hospital Sírio-Libanês Cristiane Nimir afirma que a mastectomia só é indicada quando o exame genético aponta alguma mutação hereditária nos genes que aumenta o risco de desenvolvimento de câncer.

“O exame genético pode ser feito a partir do sangue ou da saliva. Ele é pedido para pacientes que têm histórico familiar (parentes de primeiro grau ou avós que tiveram câncer por volta dos 30, 40 anos) ou se a pessoa tem menos de 40 anos e já teve câncer de mama ou ovário”, explica a patologista.

Apesar de ser conhecida como mastectomia preventiva, Cristiane comenta que o nome correto da cirurgia feita para a retirada de uma mama sem doença é adenectomia profilática.

“Profilática porque é a retirada de uma mama que não tem doença a partir de indicações muito precisas, preventiva seria retirar por retirar. Além disso, nesta cirurgia costuma-se manter o bico do seio e por isso é chamado de adenectomia. Na mastectomia, o seio é retirado por inteiro”, comenta.

Reposição hormonal X câncer: qual é a relação?

Cristiane afirma que a reposição hormonal aumenta muito as chances do aparecimento de câncer em pacientes com predisposição à doença e por isso ela não é mais indicada indiscriminadamente.

“Hoje, só é indicada em casos muito selecionados e por um curto período, porque é uma exposição muito grande do organismo aos hormônios e eles contribuem para o crescimento do câncer”, comenta.

Após a menopausa, não existe mais risco do desenvolvimento de câncer hereditário. Os cânceres nesse caso surgem por envelhecimento celular, portanto não existe indicação de retirada dos seios nesta época da vida.

Pontos negativos

A retirada de mama deve ser um procedimento muito bem pensado, já que não deixa de ter todos os riscos de um procedimento cirúrgico.

Além disso, as mulheres devem estar cientes de que perderão totalmente a sensibilidade nos seios após a intervenção. “Para que a adenectomia seja bem feita, tem que ser retirada a maior quantidade de tecido mamário possível. São várias as consequências: a mulher não conseguirá mais amamentar, perderá a sensibilidade e poderá ficar com cicatrizes feias”, explica a patologista ao ressaltar que a decisão de realizar a cirurgia deve ser tomada com cuidado, atenção e com base em testes genéticos.

Este é um site de noticias,curiosidades e tratamentos,não substitui um especialista.Consulte sempre seu médico.

Falando sobre isso

Leave a Reply