Por que lembramos de alguns sonhos e esquecemos de outros?

Muitas características do sonho ainda são mistérios para a ciência.

O sono é um processo que alterna intensa atividade cerebral e repouso, crucial para vida. Para dormir e se manter acordado diversas substâncias como noradrenalina, serotonina, acetilcolina e melatonina atuam em diferentes partes do sistema nervoso central.

Ciclos do sono

Muitas pessoas não se lembram dos seus sonhos porque, ou acordam na fase não-REM ou acordam em períodos de sono REM curtos

De uma forma geral, o sono é dividido em ciclos. São cerca de quatro a cinco ciclos durante uma noite de sete a oito horas. Estes ciclos, por sua vez, são divididos em duas fases: sono não-Rem e sono REM. E é justamente durante o sono REM que sonhamos.

Por que lembramos de alguns sonhos e esquecemos outros?

Efetivamente, sonhamos todos os dias impreterivelmente, mas, como a maior parte do sono REM predomina na segunda metade da noite, perto da hora que acordamos, é muito mais comum nos lembrarmos dos sonhos que ocorreram neste momento, ou seja, ao acordar.

Durante a fase REM do sono, quando sonhamos, o cérebro armazena parte do aprendizado motor e/ou cognitivo aprendido durante o dia. Além disto, a atividade elétrica cerebral neste período é igual ao período da vigília, quando estamos acordados. Ao acordarmos durante este período do sono, é possível se lembrar do que estávamos sonhando. O mesmo não acontece quando acordamos na outra fase do sono, o sono não REM.

Muitas pessoas não se lembram dos seus sonhos porque, ou acordam na fase não REM ou acordam em períodos de sono REM curtos. Há ainda aqueles que, efetivamente, não se lembram dos seus sonhos, o que não sabemos explicar exatamente. Nestes casos, talvez questões genéticas e/ou psicológicas poderiam explicar esta questão.

Finalmente, sabe-se muito sobre o sono, mas sabe-se pouco sobre o sonho. Apenas recentemente os pesquisadores estão conseguindo demonstrar cientificamente os sonhos das pessoas através de técnica de ressonância magnética funcional.

Vimos em minhavida

Falando sobre isso

Leave a Reply