Por que os presos usam uniforme laranja?

Pegos em assaltos, assassinatos, agressões, desacato à autoridade, maus tratos. Se você fez alguma coisa que viola a Lei, e for pego, você sera preso. Com penas de serviço comunitário à pena de morte, passando por condenação a meses de detenção até a prisão perpétua.

E dependendo da prisão, você é obrigado a usar uniformes, em especial aqueles uniformes laranjas que você vê em Orange Is The New Black, ou até mesmo aqueles uniformes listrados que você vê nos desenhos. Mas você sabe o motivo das colorações dos uniformes de prisão?

Vamos analisar os uniformes separadamente:

Laranja

dlr8qozze6xxj1ht2tw8

Os uniformes laranjas dos presos são projetados para facilitar a identificação dos mesmos, impedindo que eles se camuflem em ambientes como florestas e metrópoles em caso de fuga. Além disso, a cor laranja supostamente estimula os detentos a realizar suas tarefas diárias, já que alguns estudos sugerem que o laranja é revigorante (por isso podemos vê-la em embalagens e propagandas de bebidas energéticas ou relacionadas à esportes, por exemplo).

Apesar de aparecer muito em filmes e seriados, o macacão laranja não é obrigatório no sistema prisional dos Estados Unidos. No estado do Arizona, por exemplo, os detentos usam uniforme branco com listras pretas. Em Nova Orleans, o uniforme também é listrado, mas as listras são verde-oliva. Aqui no Brasil, em São Paulo, em 2004, os penitenciários passaram a vestir calças amarelas e camisetas brancas.

Listrado

-d1c51a9c22f2a5bf

Esse tipo de uniforme surgiu nos Estados Unidos, no final do século 18, na mesma época em que foi criado o sistema penitenciário moderno. Apesar de não ser obrigatório, o padrão logo foi adotado como forma universal de identificação de detentos.

Os motivos eram os mesmos do laranja. Acreditava-se que, por ser uma roupa incomum, as listras iriam atrapalhar as fugas, dificultando o prisioneiro de se misturar com outras pessoas, deixando-o visível tanto em paisagens iluminadas ou mal iluminadas.

As listras na horizontal foram escolhidas para evitar que o presidiário se camuflasse entre as barras verticais da cadeia. Mas as listras já eram usadas tradicionalmente para identificar classes marginalizadas. Já na Idade Média, as listras eram um tipo de símbolo para identificar prostitutas.

Vimos em www.ultracurioso.com.br

Falando sobre isso

2 comments

Leave a Reply