Por que sentimos um choque ao bater o cotovelo?

Quem nunca sentiu aquela irritante sensação de ter tomado um choque após dar uma leve batida no cotovelo em alguma coisa? Como pode uma pancada tão leve causar uma sensação tão ruim? A ciência explica:

De acordo com os pesquisadores, a batida ocorre normalmente na parte interna do cotovelo, onde nos apoiamos. Depois do impacto, o denominado nervo ulnar cria uma sensação de descarga elétrica.

Como você provavelmente deve saber, a função dos nervos é transmitir mensagens por meio de impulsos elétricos. Para cada sensação que sentimos há um padrão de descarga elétrico de milésimos de volt. Quando o nervo ulnar é estimulado por meio de uma batida, a descarga liberada e transmitida ao cérebro é do mesmo padrão da descarga que codifica um choque elétrico real.

Esse nervo está situado em uma região subsuperficial, sem nenhum músculo sobre ele. Portanto, ele fica praticamente desprotegido. Por essa razão, sentimos uma dor e desconforto maior quando batemos essa área em relação a todas as outras.

Além do choque, o impacto geralmente também causa um formigamento, frio ou calor na mão e antebraço. Essas sensações são provocadas pela compressão do nervo, o que diminuiu a sensibilidade da mão.

 

Este é um site de noticias, curiosidades e tratamentos, ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Falando sobre isso

Leave a Reply