Por que tem dias em que sentimos uma fome de leão? Ciência dá 8 possíveis razões

Já se pegou em um dia em que você simplesmente não consegue parar de comersentir fome? Parece que há um buraco no estômago e, mesmo depois de fazer uma refeição, você já quer comer de novo. Você sabe que não se trata de fome psicológica porque consegue sentir os efeitos da falta de comida, como estômago roncando e energia baixa.

Por que isso acontece, mesmo sem nenhuma modificação na alimentação? O jornal britânico Daily Mail encontrou 8 explicações cientificas para este fenômeno:

1-Falta de sono. Quem dorme tarde consome até 248 calorias a mais no dia seguinte, diz estudo. O hábito também está ligado à ingestão em dobro de fast foods e refrigerante e pela metade de frutas e vegetais. Isso porque a privação de sono interfere nos hormônios da fome.

2-Muito carboidrato na noite anterior. Carboidratos refinados causam pico de insulina no sangue e, na sequência, uma drástica queda. Isso significa que, ao acordar, seu cérebro estará implorando por mais glicose, causando muita fome.

 3-Noitada com os amigos. Além da ressaca, beber a mais causa a famosa “larica” na manhã seguinte. Um estudo comprovou que 3 taças de vinho diminuem o nível de leptina, hormônio que reduz o apetite. Além disso, seu fígado esteve muito ocupado para entregar glicose ao cérebro, que, agora, está pedindo por isso.
4-Anúncios de comida apetitosos. Pesquisadores concluíram que olhar fotos de comidas apetitosas é o suficiente para causar fome, pois produzimos mais hormônio grelina. Mais do que fome, elas causam desejo.
5-Água de menos. Os sintomas da sede são facilmente confundidos com os da fome, fazendo muitas pessoas comerem quando, na verdade, só precisam de um copo d’água.
6-O “efeito buffet”. Um estudo mostrou que comemos 10% a mais quando temos uma grande variedade de comida à disposição – o que ocorre muito em buffets. Isso porque, nesse cenário, nossos olhos “subestimam” as quantidades de cada prato.

7-Pressa para comer. Quando você acaba com um prato rapidamente, seu estômago pode até estar cheio, mas seu cérebro precisa de tempo para assimilar que você está satisfeito. Especialistas dizem que leva cerca de 20 minutos para esses sinais serem enviados.

8-Menstruação chegando. Durante a segunda metade do ciclo menstrual, seu corpo começa a se preparar para possivelmente carregar um bebê e, para isso, estimula os hormônios da fome para que você crie reservas.
 Visto em:http://www.bolsademulher.com

Falando sobre isso

Leave a Reply