Quando ela acordou às 3h da manhã, ela percebeu que algo estava errado com seu corpo.

Sabendo que tem um dia importante pela frente, uma mulher se prepara para ir para a cama em um bom horário, um motivo mais do que suficiente para querer descansar antes do trabalho. Mas, de repente, o seu corpo decide despertá-la no meio da noite, deixando-a completamente acordada na cama e sem chances de voltar a dormir. Ainda está escuro lá fora e os ponteiros do despertador a avisam que ela ainda tem mais cinco horas para dormir. Ela lembra ficar acordada nesse mesmo horário na noite anterior e na noite antes dela. E, aos poucos, ela começa a ficar aflita.

Essa situação pode ser bem familiar para muitos de nós, mas certamente não é saudável. Se você for afetado por insônia, você pode se sentir cansado e irritado, pois, como nós sabemos, dormir bem é importante para a saúde e para o bem-estar em geral. De fato, nós passamos um terço de nossas vidas dormindo. Mas não se preocupe: isso não é tempo desperdiçado. Pelo contrário, nossos corpos precisam de um sono regular e profundo para se recuperar e usam o tempo para reparar tecidos e liberar hormônios que cuidam do crescimento dos músculos, por exemplo. Além disso, dormir bem desacelera o processo de envelhecimento. É durante a fase dos sonhos (também conhecida como REM), que acontece a recuperação mental.

Todos temos um relógio interno que regula quando acordamos e quando dormimos. A quantidade  e horários de sono variam de pessoa para pessoa e também variam com a idade, sendo que a maioria das pessoas precisa de menos sono quando envelhece. Mas algo que todos nós conhecemos é o fenômeno de acordar na mesma hora todas as noites. Mas por que isso acontece? Por que nossos corpos decidem acordar na mesma hora e, assim, interromper uma das fases mais importantes da recuperação?

Várias teorias sugerem que acordar na mesma hora todas as noites indica um problema com uma parte do corpo ou com as emoções associadas a ele. A prática anciã chinesa do Feng Shui acredita que o corpo procura informar a mente sobre um determinado órgão ou estado de espírito quando ele desperta em certos horários. Seu relógio interno pode ser um guia importante para você, não apenas à noite, mas durante o dia também. Então, se você se ver acordando sempre no mesmo horário à noite, existem algumas teorias que mostram que seu corpo está te avisando sobre um órgão específico. Continue lendo para saber o que o seu despertar noturno pode significar:

Ao adormecer

Se você tem dificuldade em adormecer de noite ou simplesmente relaxar, é comum o problema estar nos altos níveis de adrenalina. Adrenalina é o hormônio responsável por “bater-ou-correr”. Se você tiver problemas para dormir, pode significar que algo precisa ser enfrentado. Então, ou você está preocupado sobre uma decisão que precisa tomar ou está encarando algo inquietador.

Entre 23h e 1h da manhã

A sua vesícula biliar produz um fluido biliar amargo necessário para a digestão e absorção de alimentos. Esse fluido é muito importante para o corpo, mas se você está sempre acordando nessa hora, significa que algo está irritando sua vesícula biliar.A tradicional medicina chinesa associa a vesícula biliar à ansiedade e ao ressentimento, então algo pode estar te incomodando e fazendo você ficar ansioso.

Entre 1h e 3h da manhã

É durante as primeiras horas da madrugada que nossos corpos se purificam das toxinas que foram absorvidas durante o dia. Ele faz isso removendo resíduos do sangue e outros tecidos. O órgão mais importante no processo de desintoxicação é o fígado. A causa física de acordar regularmente nesse espaço de tempo pode ser, por exemplo, o consumo excessivo de café e álcool. Beber bastante água e, geralmente, ingerir alimentos saudáveis podem ajudar. No entanto, seu corpo pode estar simplesmente te dizendo que você está carregando uma bagagem emocional negativa. Nesse caso, lidar com o problema de cabeça erguida, descarregar essas emoções e libertar-se de sentimentos reprimidos podem ser de grande ajuda.

Entre 3h e 5h da manhã

Nesse horário, sangue e oxigênio são bombeados para os músculos, reabastecendo as células com oxigênio. Os pulmões são a força motriz nesse processo. A medicina chinesa também associa os pulmões ao luto e sentimentos de perda e tristeza. Também pode significar que você não está recebendo apoio emocional suficiente de seus colegas ou das pessoas que ama. Então, se você está acordando entre essas horas, você pode não estar tendo o apoio emocional que precisa.

Entre 5h e 7h da manhã

Assim como o fígado, o intestino grosso é um órgão de limpeza e é a última parada para qualquer alimento não desejado. Se você acorda com vontade de ir ao banheiro, pode significar que algo está acontecendo com o seu cólon. Em um nível psicológico, pode também significar que você ainda não concluiu uma questão particular e está preso a algo da qual realmente deveria se livrar.

Entre 7h e 11h da manhã

O estômago e o baço enviam sinais vitais quando estamos acordados e enquanto dormimos para chamar a atenção para algum tipo de desconforto. Uma certa queda de energia, sentimentos de ansiedade ou qualquer outro desconforto durante o dia também podem ser atribuídos a certos órgãos e às emoções ligadas a eles. Por outro lado, pode ser apenas um sinal natural sobre alimentação, como avisar que está na hora de um bom café da manhã.

Entre 11h da manhã e 15h

De acordo com a tradição chinesa, o meio-dia até o início da tarde é marcado pelo coração e pelo intestino delgado, ambos ligados à comunicação e aos relacionamentos. Se você se sente desconfortável durante esses horários, um lanche nutritivo ou uma conversa amigável com uma pessoa podem ajudar. Ambos fazem bem para a alma.

Entre 15h e 19h 

Com o fim da tarde ou a noite chegando, nós fazemos um resumo dos eventos do dia. Sentir-se exausto neste estágio significa que você não está contente com você mesmo, com suas ações e precisa repensar o que você anda fazendo e comendo. A bexiga e os rins representam nossos recursos pessoais, que devem estar sempre reabastecidos e preservados.

Se você sempre acorda no meio da noite e percebe que isso está acontecendo com muita frequência e sempre na mesma hora, você deveria tentar analisar seu estilo de vida ao longo dos últimos dias. Começar dietas, hábitos particulares, como relacionamentos e estresse, podem ter um impacto tremendo no seu relógio interno e bem-estar. Apenas tente separar um tempo para tentar descobrir o que está contribuindo para esse problema e trabalhe para resolvê-lo, pois você só conseguirá ajudar seu corpo a dormir bem quando realmente der atenção a ele.

Este é um site de noticias,curiosidades e tratamentos ele não substitui um especialista.Consulte sempre seu médico.

Falando sobre isso

Leave a Reply