Quanto mais você ignora sua fome, mais seu corpo se rebela e quer comer: entenda

Se mesmo passando semanas ou mesmo meses em um plano restrito de alimentação você não consegue se acostumar com a redução dos alimentos e, pior, sente que a fome aumenta a cada dia, saiba que o fenômeno é comum e um dos principais motivos de regimes fracassados, já que, segundo a neurocientista Sandra Aamodt, quanto mais você ignora sua fome, mais seu corpo se rebela e quer comer.

Em artigo publicado no site Eat Clean, a ideia da especialista é explicada de maneira simples: dietas rígidas demais provocam o cérebro para que ele simplesmente evite a perda de peso e, em alguns casos, tenha efeito contrário, fazendo com que a pessoa engorde ainda mais.

Dietas podem engordar ainda mais?

De acordo com Sandra, estudos mostram que pessoas que fazem dietas são até 12 vezes mais propensas a sofrerem de compulsão alimentar em comparação com pessoas que não apostam em regimes. Então, quanto mais tempo você passar se alimentando apenas de saladas e ingerindo pequenas porções, maior a probabilidade de assaltar a geladeira e a despensa.

Além disso, segundo a especialistas, dietas normalmente desencadeiam cargas extras de estresse, afinal, quando você está tentando emagrecer, está constantemente se preocupando com comida e seu efeito sobre o corpo. O cortisol, hormônio do estresse, atua sobre as células para aumentar o armazenamento de gordura, especialmente a visceral, considerada a mais perigosa para a saúde.

Se a dieta então não ajuda no processo de emagrecimento, o que fazer para eliminar para sempre os quilos a mais? A resposta, de acordo com a neurocientista, é se comprometer apenas com mudanças razoáveis e realistas que poderão ser mantidas por toda a vida, como uma alimentação rica em nutrientes e livre de comidas reconhecidamente prejudiciais à saúde.

Vimos em vix

Falando sobre isso

Leave a Reply