cola can pouring in a glass

Refrigerantes diet podem aumentar a circunferência da sua cintura

Adultos que têm o hábito de beber refrigerantes diet podem passar por um aumento no tamanho de sua cintura caso o hábito seja mantido por uma década.

Pesquisadores envolvidos em um estudo descobriram que as pessoas que bebem refrigerante diet diariamente possuem um tamanho médio da cintura mais de três vezes superior aos que não mantinham o hábito. Entre aqueles bebiam ocasionalmente, o tamanho médio da cintura era duas vezes superior.

“Quanto mais as pessoas bebem refrigerantes diet, maior se torna o tamanho da cintura”, disse Sharon Fowler, pesquisadora do Centro de Ciências da Universidade do Texas.

No estudo, que durou nove anos, a cintura dos participantes que não bebiam refrigerantes em geral aumentou, em média, 2cm. Entre os que bebiam refrigerantes diet ocasionalmente, o aumento foi de 4,6cm, e os que bebiam diariamente apresentaram aumento de 8cm.

Os pesquisadores acompanharam um total de 749 mexicanos-americanos e europeus-americanos que possuíam 65 anos ou mais no começo da pesquisa. Os estudiosos tomaram nota dos hábitos de ingestão de refrigerantes os participantes, e mediram o tamanho da cintura no começo e em três pontos determinados durante o período de estudo.

De acordo com Fowler, não apenas a estética está em jogo, mas também a saúde. De acordo com a pesquisadora, um tamanho elevado de cintura proporciona maiores riscos de problemas cardiovasculares.

O estudo se junta a outros já realizados em uma sequência de evidências que apontam os efeitos negativos dos refrigerantes diet.

Os autores do estudo não sabem exatamente o motivo pelo qual a bebida diet está ligada ao aumento na circunferência da cintura, mas possivelmente tenha alguma ligação com os adoçantes utilizados.

Esse estudo foi publicado dia 17 de março de 2015 no Journal of the American Geriatrics Society.

 

Este é um site de noticias, curiosidades e tratamentos, ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Falando sobre isso

Leave a Reply