Saiba 10 Coisas que Não Deveriam Ser Jogadas no Ralo, Mas que São

Em alguns momentos, a facilidades da vida cotidiana deixam as pessoas “anestesiadas” a determinados fatores na vida que, de forma muito provável, gerará problemas no futuro, porém que os indivíduos não são capazes de notar. E um grande exemplo se resume aos tipos de objetos que de costume são eliminados em ralos e em privadas.

Os problemas de encanamento entupido são recorrentes à vida de todos, já que praticamente todos têm o hábito de descartar coisas em ralo, coisas que não deveriam ter este fim, e que são apresentadas pelo VcBela, com a explicação da razão para evitar esta atitude.

Desta maneira é reduzida a chance para tarefa de estresse da necessidade de adquirir produtos, utilização de ferramentas ou contratar para desentupir ralos e vasos sanitários. As pessoas também passam a auxiliar a reduzir o despejo de vários poluentes sobre o sistema de esgotos da localização, que geralmente terminam desaguando em rio ou até em mar.

1 – Borra do Café

O acúmulo do pó úmido que resta ao terminar o preparo do café pode aparentar não gerar nenhum dano ao jogar pelo ralo, porém o acúmulo do pó geralmente fica no interior dos canos em situação da corrente de água não ser tão forte. Com a junção desta borra em acúmulo e a gordura de demais alimentos que também são eliminados por encanamento, a conseqüência é o bolo pegajoso que termina sendo uma das principais razões para entupir tubulações da cozinha.

2 – Casca do Ovo

Várias pessoas que cozinham na casa têm o hábito de juntar os restos não utilizados de ingredientes pela pia, com acúmulo dos restos para dispensar tudo junto pelo fim. Ao tomar esta atitude quando se trata de cascas de ovos, as mesmas costumam quebrar em pedaços muito miúdos.

Há maior facilidade em abrir a torneira e aguardar tais pedaços descerem o cano, em comparação com recolher cada pedaço, porém isto termina causando o mesmo problema da borra de café. Na realidade, qualquer item que não apresentar solubilidade na água pode de modo eventual gerar a mesma complicação, ao descartar.

3 – Areia Higiênica de Gatos

Por mais que haja determinados tipos de areia higiênica dos felinos que são solúveis e que apresentam possibilidade de eliminar de modo direto em vaso sanitário, isto não acaba com parasitas que podem ser encontrados em fezes do gato, sendo um exemplo o causador da toxoplasmose.

Se tais parasitas terminam tendo transporte ao rio ou lago, pode ocorrer contaminação de espécies dali, e isto pode representar morte para algumas das espécies. Ainda, a areia não se dissolve imediatamente, o que pode gerar complicações em determinados tipos de sistema de dreno.

4 – Camisinha

É claro que o látex utilizado para fabricar camisinhas não é solúvel no contato com a água. E basta pensar, se fosse, a eficácia seria bastante prejudicada. Não é necessária a explicação também que, quando não geram entupimentos nos canos, há possibilidade de preservativos terminarem na garganta do peixe ou ave, gerando a morte do animal, o asfixiando.

5 – Gordura e Óleo

As sobras de gordura depois de preparar carnes e embutidos, molhos e vários óleos, sendo exemplo óleo de soja, azeite, maionese, molhos para salada, entre outros, não se dissolvem no encontro com a água. Ao encontrar qualquer espécie de resíduo sólido pela tubulação, se grudam aos mesmos e então aparecem os entupimentos.

Como exemplo, nos Estados Unidos, a gordura dispensada por ralos é causadora de em torno 47% de 36 mil transbordamentos dos esgotos que ocorrem todo ano neste país. E mesmo que isto não ocorra, podem terminar em lugar em que o esgoto tem dispensa, onde são causadoras de poluição ainda mais do cenário e podem gerar a morte de espécies animais e vegetais habitantes na localização.

6 – Sobra de Alimentos

A sobra dos alimentos corresponde a mais um fator apresentado pelo VcBela que não deveria ser jogado no ralo. No momento da lavagem de pratos e tigelas da sobremesa após a refeição, a raspagem de sobras do alimento no interior da pia, normalmente é muito mais fácil do que direcionar cada louça ao lixo para realizar a mesma ação. Os nacos de carne miúdos, ou da pele da galinha, os pedaços pequenos de queijo e outros itens com base de leite, sendo exemplo o sorvete, creme ou manteiga, também geralmente entopem a tubulação.

7 – Tinta

Determinados tipos de tinta, sendo exemplo as produzidas à base de látex ou óleo, também podem ser capazes do entupimento de tubulações. Nos Estados Unidos, em determinados locais, há proibição de até mesmo a lavagem de pincéis e mais objetos cheios de tinta, de modo direto na pia. Os restos da tinta óleo normalmente são mandados às estações de tratamento de dejetos contaminados, apenas para entender como eles levam esta situação a sério.

8 – Líquidos Automotivos

Fluidos de transmissão, anticongelante, óleo de motor, e mais tipos de substâncias fluidas utilizadas nos automóveis são bastante poluentes, e mesmo pequenas porções podem ser responsáveis pela contaminação de enormes quantidades de água.

9 – Toalhas de Papel e Algodão

As toalhas de papel e o algodão são produtos biodegradáveis, porém apresenta alto poder de absorção da água, o que representa que irão inchar e gerar obstruções em tubulação bem antes de iniciarem a própria desintegração. Assim, a melhor maneira é dispensar tais itens de modo direto no lixo.

10 – Medicamento

Vários estudos de qualidade da água já apontaram que foram percebidas substâncias como antidepressivos, ibuprofeno e até hormônios anticoncepcionais nas águas em proximidade aos escoadouros dos sistemas de esgoto, como poluentes.

A origem de parte enorme de tais substâncias se resume à urina das pessoas, porém parte disso também tem procedência de remédios que os indivíduos normalmente dispensam em vaso sanitário quando estão inválidos ou por outras razões.

Uma maneira muito menos poluente de jogar tais medicamentos é misturar os mesmos a determinado outro dejeto que não seja palatável; a borra de café é um exemplo. E então descartar tudo em lixo não reciclável. Sendo o medicamento uma das 10 coisas que não deveriam ser jogadas no ralo, apresentadas pelo VcBela.

Falando sobre isso

Leave a Reply