SAIBA O QUE É A PARALISIA DO SONO

Já ouviu falar em paralisia do sono? Normalmente as pessoas só se dão conta desse problema quando o mesmo acontece com elas, mas vá por mim, você não ia querer que isso acontecesse por que não é nada interessante e acaba deixando as pessoas assustadas.
Antes de tudo, é necessário entender como isso funciona e como o cérebro reage no momento em que ocorre a paralisia do sono e por que o seu corpo não consegue se mexer (nesse momento que surgi o desespero). Mas fique tranquilo (a), é um processo normal do organismo e que não traz nenhum problema para o seu corpo.
Entendendo a paralisia do sono
Para entender melhor, existem várias fases do sono e fase REM é a mais profunda, ela ocorre várias vezes durante a noite. É nessa fase em que pode ocorrer a paralisia do sono, nela você vai despertar, mas os músculos do seu corpo não. Isso pode ocorrer com qualquer pessoa e em qualquer idade.
A paralisia é um estado normal e que ocorre com todos, ela tem o intuito de preservar a integridade do corpo, evitando que ele se machuque enquanto estamos dormindo. Por isso que quando o cérebro desperta nessa fase o corpo não consegue se mexer. A REM é uma proteção, ela evita que o corpo saia fazendo o mesmo que está ocorrendo no sonho e por isso paralisa o mesmo.
Sintomas da paralisia do sono
Como o próprio nome já diz ocorre uma paralisia. O seu cérebro desperta, mas o seu corpo não consegue se mexer, é ai que muitas pessoas ficam assustadas. Mas quem não ficaria? Quem já passou por isso sabe que a experiência não é nada agradável. É só você se imaginar com consciência, mas sem conseguir mexer nenhuma parte do seu corpo. Não seria ruim?
A sensação causa muita aflição, mas a parte boa é que esse problema não deixa nenhuma sequela e não causa nenhum problema no seu corpo, apenas um estado momentâneo que, infelizmente, não é agradável. Para se ter ideia da complexidade desse “problema”, muitas pessoas não conseguem diferencia-lo da realidade.
Sonho ou realidade?
Muito comum as pessoas terem sonhos onde não conseguem se mexer, eles ocorrem justamente na fase REM. Sem contar que muitas pessoas acabam confundindo esse momento com ocorrências relacionadas a abduções alienígenas ou até mesmo encontro com fantasmas. As alucinações nesse momento são muito comuns.
É importante saber!
Quanto tempo dura essa paralisia? Ela pode durar até 5 minutos ou apenas alguns segundos, tudo vai depender da resposta da musculatura do corpo. Mas qualquer tempo que demorar é suficiente para deixar qualquer pessoa em desespero. O recomendado é que a pessoa procure manter a calma, assim as respostas do cérebro e o corpo ficam mais rápidas.
O problema pode ocorrer com pessoas, de qualquer idade e em qualquer momento, mas ele é muito mais comum em estudantes e pessoas que possuem um dia a dia mais agitado, onde o cérebro processa muitas informações e o próprio corpo sente essa pressão. Pessoas que sonham muito tem probabilidades maiores.
Como saber se você já teve essa paralisia?
A melhor maneira de detectar é quando você desperta e não consegue mover nenhuma parte do seu corpo. Não tem muito segredo e quanto mais consciente a pessoa fica, mais fácil é detectar quando o problema ocorre. A sensação pode passar rápido ou pode demorar poucos segundos, tudo vai depender da resposta do seu organismo.
Como evitar? Esses momentos costumam ocorrer mais quando a pessoa desperta repentinamente, pois é quando o cérebro entende que ela continua dormindo e os comandos para o corpo não são enviados, e a atonia da REM continua em funcionamento e o corpo não se mexe. A forma de evitar é procurar ter um sono com mais qualidade e sem interrupções.
Vimos em http://hojenoticiias.blogspot.com.br

Falando sobre isso

9 comments

  1. Já tive umas vezes a sensação é assustador a 1 vez q senti achei q ia morrer queria sair correndo mas não conseguia me levantar

  2. Eu tenho isso várias vezes, sempre achei q era um espírito ruim querendo me possuir ou me matar, simplesmente horrível

  3. Nossa já aconteceu dezenas de vezes comigo e pra quem acredita só consigo mexer o corpo depois que chamo o nome de Jesus na minha mente ai sim consigo me mexer .

  4. Nossa, achei que era só comigo, mais li a matéria e vi que isso é vdd mesmo.

    Ficava em prantos, mais não sabia se estava sonhando ou acordada. Sensação horrivel.

  5. Aconteceu mais de uma vez comigo, e sempre o mesmo sonho. Eu assustado no sonho, tentava chamar minha mãe e não conseguia falar, nen sequer abrir a boca.
    Sinceramente não consigo entender o que é isso, mas que dá medo dá.

  6. É horrivel já aconteceu várias vezes. Ouço uma voz dizendo. -Vou te matar, vou te matar. E quando em fim consigo dizer NÃO, tudo volta ao normal.

  7. Já passei por isso duas vezes.Sei que eu estava com o sono muito pesado e derrepente eu abria os olhos ouvia as pessoas conversando e via td mas n conseguia me mexer nem ao menos pedir ajuda pq eu n sabia o que estava acontecendo meu coração acelerava e vinha uma força p eu gritar mas n abria a boca.E p eu voltar eu fechava os olhos p dormir e acordava td normal.
    Nunca mais quero passar por isso é horrível.

  8. Sempre tenho isso, já tem 9 anos que acontece, e só acontece se eu dormir sozinha, como sou casada nunca acontece à noite, sempre aconteceu quando meu marido vai para o trabalho de manhã e fico dormindo, e quando tiro um cochilo a tarde e ñ acontece com sono pesado é sempre no sono leve, vejo tudo a minha volta vejo as horas no relógio da parede, escuto vozes estranhas e cochichos no meu ouvido, algumas vezes ñ entendo o que estão dizendo outras consigo entender, e diferente da matéria que diz que ñ faz mal nenhum para o corpo, sempre quando consigo me soltar e grito meu filho pra vim me ajudar fico completamente sem forças, sinto que algo sugou minhas forças e fico indisposta o dia todo e com medo de dormir sozinha, é triste tudo que ouvi e já vi quando fico paralisada o tempo passa e isso continua, gostaria que acabasse.

  9. Também passos por isso é horrível tudo fica paralisado nao consegue se mover as vezes quando me ocorre isso penso que estou morrendo algo me sufoca algo em cima de mim a sensação e horrível

Leave a Reply