Selena Gomez pausa carreira para tratar complicação do lúpus: o que a doença causa?

? @revivaltour

A photo posted by Selena Gomez (@selenagomez) on

A cantora e atriz Selena Gomez, de 24 anos, anunciou no dia 30 de agosto que fará uma pausa na carreira para cuidar de sua saúde e tratar os efeitos colaterais do lúpus, doença que ela já diagnosticou há anos, mas, segundo a artista, tem se manifestado de modo mais intenso recentemente. Selena afirmou que, por conta da doença, tem tido depressão, ataques de pânico e ansiedade.

Selena Gomez tem lúpus

A photo posted by Selena Gomez (@selenagomez) on

Em nota enviada à revista americana People, a cantora esclareceu o por quê da decisão de cancelar os próximos shows e agradeceu o apoio dos fãs.

“Como muitos de vocês sabem, cerca de um ano atrás eu revelei que tenho lúpus, uma doença que pode afetar as pessoas de diferentes maneiras”, relembrou no início da nota.

Em seguida, a cantora falou sobre o que vem sentido. “Descobri que ansiedade, ataques de pânico e depressão podem ser efeitos colaterais de lúpus e que podem apresentar seus próprios desafios”, comentou abertamente.

“Quero ser proativa e focar em manter minha saúde e felicidade, e decidi que a melhor maneira de seguir em frente é fazer uma pausa. Agradeço aos meus fãs por todo o apoio. Vocês sabem como são especiais para mim, mas preciso enfrentar isso de frente para garantir que estou fazendo todo o possível para ser minha melhor versão. Sei que não estou sozinha ao compartilhar isso, e espero encorajar outras pessoas a também cuidarem de si”, finalizou.

Em outubro de 2015, Selena revelou que precisou fazer quimioterapia em 2013 por causa do lúpus.

O que é lúpus?

when your lyrics are on the bottle ?

A photo posted by Selena Gomez (@selenagomez) on

O lúpus é uma doença inflamatória, autoimune, sem cura e não contagiosa que tem como característica manifestações clínicas intercaladas. De acordo com os médicos, pessoas portadoras da doença têm períodos de atividade (presença dos sintomas) com períodos de remissão (sem manifestação da doença).

Sintomas

Entre os sintomas mais comuns da doença estão: fraqueza, mal-estar, fadiga, perda de peso, febre e inflamações em órgãos. Além disso, lesões de pele características e doenças em órgãos sem causa aparente são dois indicativos de alerta.

O diagnóstico é feito por um médico reumatologista a partir de exames laboratoriais.

Causas

Trata-se de uma doença de causa multifatorial, podendo envolver predisposição genética, fatores ambientais, medicamentos, agentes infecciosos, radiação ultravioleta e fatores hormonais.

Tratamento

A forma de tratar depende da forma como a doença se manifesta e, por isso, o tratamento deve ser feito de forma individualizada.

Evandro Mendes Klumb, coordenador da Comissão de Lúpus da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), afirma que o intuito do tratamento é reequilibrar o sistema imunológico e controlar dores e inflamações.

Além de prescrever medicamentos, os médicos também orientam que os portadores da doença se protejam da claridade e das irradiações solares com fotoprotetores, não fumem e não consumam álcool, evitem estresse, tenham alimentação balanceada, repouso e façam atividade física regularmente.

Vimos em vix

Falando sobre isso

Leave a Reply