Sentir vergonha de partes do seu corpo pode estar te deixando doente

Se você passa muito tempo na frente do espelho observando estrias, celulites e outros pequenos defeitinhos ou, pior, evita observar o próprio corpo por vergonha, saiba que suas encanações estéticas podem acabar evoluindo para problemas ainda maiores e provocando preocupações com a saúde.

De acordo com a pesquisadora Jean Lamont, da Universidade Bucknell, a vergonha que muitas mulheres têm em relação ao próprio corpo e com suas funções corporais, como menstruação e suor, por exemplo, pode fazer com que elas tentem esconder e camuflar essas condições, o que causaria sérios problemas de saúde.

Para analisar o fenômeno, a estudiosa pediu para que 181 mulheres respondessem se concordavam ou discordavam de afirmações como: “sinto vergonha quando tenho de usar tamanhos maiores de roupa”, “tenho confiança de que meu corpo vai comunicar o que é bom para mim” e “sempre me sinto vulnerável a doenças”. As respostas foram utilizadas para medir a vergonha que cada participante tinha do corpo e como avaliavam a própria saúde.

A pesquisa indicou que que mulheres que tinham mais vergonha do corpo deram notas mais baixas para sua saúde e relataram mais infecções desde a adolescência. Segundo Jean, o constrangimento em relação ao corpo indica má saúde, porque o sentimento pode levar as mulheres a prestar menos atenção aos sinais do organismo e a avaliar incorretamente o estado de saúde.

Vimos em http://www.bolsademulher.com/

Falando sobre isso

Leave a Reply