Shampoo Johnson’s para lavar o rosto funciona? Pode usar?

Sabe-se que alguns produtos próprios para bebê têm usos estéticos para as mulheres: é o caso do Bepantol para hidratar pele e cabelo, por exemplo. Outro produto que agora entrou nessa onda é o shampoo Johnson’s Baby, que seria ótimo para lavar o rosto. Mito da internet ou verdade? Conversamos com a dermatologista Samantha Enande para esclarecer as dúvidas.

Shampoo Johnson’s serve para lavar o rosto?

De acordo com a médica, o produto é, de fato, bom para limpar a pele. “Por ser desenvolvido para a pele super delicada do bebê, ele não irrita nossa cútis. Tem pH neutro e faz uma espuma razoável, que tira a poeira e as impurezas que acumulamos no dia a dia com a poluição. Então, o shampoo Johnson’s é bom para limpar a pele“, explica.

Mas, atenção: a função única do produto para lavar o rosto é a de limpeza. Ele não trata a pele. “Ele é ótimo para todas as peles. Não agride a pele seca e não aumenta a oleosidade da acneica, por exemplo. Porém, ele não tem qualquer função de tratamento. Ele não vai “equilibrar” a pele, não vai corrigir. Apenas limpar sem agredir”, esclarece Samantha.

Shampoo de bebê é bom para adultos?

Samantha diz que, para alguns, os sabonetes faciais normais podem ter componentes que irritam a pele – principalmente aquela ao redor dos olhos e da boca, que é mais sensível. Neste caso, ela costuma recomendar o shampoo.

O shampoo Johnson’s é neutro e tem baixíssimo potencial de causar qualquer complicação: a chance de desenvolver alguma alergia é praticamente zero. Estes são os principais trunfos do produto. “Como ele tem um pequeno fator hidratante, é ótimo inclusive para usar no outono e no inverno”, recomenda a profissional.
Ela ressalta que não há a necessidade de ser necessariamente da marca Johnson’s. “Sendo um shampoo de bebê, ele foi formulado para ser isento de possibilidades de dar alergia. A ideia é realmente não dar nenhum efeito colateral, e isso não é exclusivo de uma marca específica”.

Informações sobre o Johnson’s Baby Shampoo

Quanto custa?

O preço do shampoo Johnson’s é outro atrativo: o frasco com 200 ml custa R$ 8,36. A opção de 400 ml sai por R$ 11,55. (preço consultado em maio de 2015).

Shampoo de bebê substitui sabonete facial?

Pode-se usar o shampoo Johnson’s para lavar o rosto; contudo, Samantha adverte: isso não significa que ele seja melhor do que um sabonete facial específico, de linha dermatológica. Ele pode ser um substituto na função de limpeza, mas não vai ter o mesmo efeito no que diz respeito ao tratamento. “Ele é bom, por exemplo, para quem já tentou usar vários sabonetes, de várias marcas, e não se adaptou a nenhum. Ou desenvolve alergia. Para quem tem dificuldade em tolerar produtos da linha dermatológica, o shampoo Johnson’s é uma boa opção”, resume.

Outras indicações

Outro uso indicado é para quem está fazendo algum tratamento dermatológico um pouco agressivo, como peeling, laser ou ácido. “Como o shampoo é muito neutro, ele não ‘briga’ com os componentes do tratamento”, diz Samantha.

“Para quem não costuma ir muito ao dermatologista, o produto é também uma boa indicação. É melhor usar ele, que vai bem para todo tipo de pele, do que comprar um sabonete facial errado, que pode acabar detonando sua cútis. Mal, o shampoo Johnson’s não vai fazer”, recomenda a médica.

O mais indicado, contudo, é consultar um dermatologista para que ele passe um tipo específico de rotina de limpeza facial para você. “No geral, eu sempre prescrevo um sabonete ou gel de limpeza, além de tônico, hidratante e protetor solar”, diz Samantha.

Muitas pessoas indicam o shampoo Johnson’s Baby para tirar a maquiagem, mas ele não serve como demaquilante. “Sua fórmula não tira todos os resíduos da make”, explica Samantha.

Vimos em vix

 

Falando sobre isso

Leave a Reply