Tenha cuidado com esta nova epidemia. Os pais precisam saber dos sintomas

Com o começo dos primeiros dias de outono e inverno, os casos de resfriados e enfermidades infecciosas se intensificam significativamente. Nas escolas e creches as infecções se propagam com grande rapidez. Apesar da maioria as crianças serem vacinadas contra as epidemias comuns, os patógenos das enfermidades infecciosas sofrem mutação e mudam constantemente.

Este ano os médicos observaram um aumento das enfermidades causadas especialmente por um vírus resistente. a estomatite enteroviral vesicular, que se conhece popularmente como “mão-pé-e-boca”, ultimamente tem começado a progredir rapidamente. Os especialistas predizem que este ano podemos ter um record de casos desta enfermidade.

3

Os sintomas do vírus são similares a dos resfriados com febre e dor de garganta. Mas, nas palmas das mãos, planta dos pés e na cavidade bucal do enfermo surgem manhas vermelhas como se fossem picadas. Em casos raros, as úlceras podem aparecer em outras partes do corpo, incluindo nas genitais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

E por que este vírus tem se difundido? Se dá pelo fato da enfermidade ser muito contagiosa se transmite facilmente através do contato com a saliva ou o muco do enfermo. Basicamente, se você entrar em contato com alguém enfermo e trocar beijos ou aperto de mão, você pode acabar pegando o vírus.

Por esta razão, a enfermidade se propaga muito rápido nos centros escolares, onde as crianças frequentemente estão cobertos de salivas e muco. Assim como nas escolas, onde os estudantes compartilham lanches e bebidas. A enfermidade também afeta pessoas com baixa imunidade e por isso as pessoas de idade avançada também são vulneráveis.

5

Apesar de ser um vírus chato e deixar marquinhas pelo corpo, não é uma doença perigosa. Normalmente, o organismo necessita de uma ou duas semanas para vender a enfermidade. Logo, ao sentir um destes sintomas, você deve procurar um médico, que poderá dar um diagnóstico preciso e prescreverá a terapia antiviral apropriada. Também, para não contagiar a outras pessoas, procure permanecer em casa até a recuperação completa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Mesmo que os sintomas do vírus seja leve, ele pode causar complicações graves se o enfermo não procurar uma ajuda logo. O principal grupo de risco são as pessoas com o sistema imunológico debilitado. Em raras ocasiões, a enfermidade conduz a graves infecções no cérebro, tais como a meningite e a encefalite.

4

Para evitar esta enfermidade, siga as normas de higiene pessoal e cuide para que seus filhos lavem cuidadosamente as mãos antes de comer e depois de visitar lugares públicos. Se ficar doente, não deixe de visitar um médico e beber líquidos em abundância.

Para proteger a seus entes queridos, compartilhe esta informação!

Vimos em perfeito.guru

Falando sobre isso

Leave a Reply