Tônico de alecrim para cabelo crescer: médica diz que funciona e ensina a usar

Quando o assunto é o cuidado com os cabelos, truques e receitas caseiras passam a fazer parte rotina de beleza de muitas mulheres. Entre os itens conhecidos por trazerem benefícios aos fios está o tônico de alecrim, que é utilizado para acelerar o crescimento dos cabelos. Mas, afinal, ele realmente funciona?

Alecrim ajuda no crescimento dos cabelos?

 O tônico de alecrim pode ser mesmo eficaz, por causa de sua ação adstringente

Segundo a dermatologista Dra. Camila Petrilli, da CD Clínica Dermatológica, o tônico de alecrim para os cabelos pode ser mesmo eficaz, por causa de sua ação adstringente, estimulante e vasodilatadora: “O tônico de alecrim pode ajudar na limpeza do couro cabeludo e na melhora da sua vascularização, efeitos que podem ser benéficos para a queda de cabelo e para a melhora da qualidade do fio”. Porém, a médica ressalta que não há comprovação cientifica para isso, apenas observações e experiências baseadas nas propriedades da erva.

A especialista explica que por ser adstringente, o tônico de alecrim limpa e desobstruí os folículos capilares, favorecendo o crescimento dos fios. “A ação vasodilatadora também melhora a circulação e favorece a nutrição dos fios, estimulando o crescimento”, detalha. No entanto, ela pontua que não há nenhuma evidência que o tônico acelere, de fato, o crescimento dos fios.

Como usar?

O chá de alecrim deve ser usado apenas no couro cabeludo. Após preparar o chá, você pode aplicar com a mão ou com algodão. “Você vai abrindo o cabelo e aplicando no couro cabeludo. Não se deve aplicar o chá quente, é melhor frio ou até gelado”, explica a dermatologista Dra. Camila Meccia, da CD Clínica Dermatológica. O chá pode ser aplicado tanto no cabelo molhado quanto seco, mas o ideal é que o couro cabeludo esteja limpo.

 “Algumas pessoas relatam que ele vai deixar o cabelo volumoso, então você pode passar à noite e lavar de manhã para não ficar assim”, recomenda a médica. Não existe um tempo máximo para deixar a mistura agir. É possível deixar de um dia para o outro, desde que a pessoa não tenha uma reação alérgica ao chá. O indicado é que se faça o uso de acordo com a necessidade, podendo usar de uma a três vezes por semana.

Outra opção: A atriz Yasmin Brunet revelou seus truques de hidratação caseira, e o alecrim pode ser um dos ingredientes da receita: ao óleo de coco acrescente algumas gotinhas de óleo de alecrim ou lavanda. Segundo a famosa, o item auxilia no crescimento dos fios com vida e força.

Vimos em bolsademulher

Falando sobre isso

Leave a Reply