Uma das doenças mais letais da História pode estar voltando graças ao aquecimento global

Quando se fala de aquecimento global, muitos ainda acreditam que esse é um problema que só vai nos prejudicar no futuro. Mas a verdade é que as consequências do fenômeno já estão batendo à nossa porta – e de várias maneiras diferentes.

O último alerta vem da Sibéria, Rússia, onde o derretimento das camadas de gelo sob as quais os corpos de pessoas vítimas da varíola foram enterradas poderá trazer o vírus à tona novamente.

Varíola pode voltar: como e por quê?

Descongelamento dos túmulos de vítimas da doença

O aumento da temperatura global está provocando um crescimento do volume dos rios russos e a erosão de suas margens. Em consequência, está em andamento o derretimento do permafrost, tipo de solo da região que mistura gelo, terra e rochas.

O problema é que, no passado, as vítimas de várias doenças perigosas foram enterradas sob a primeira camada do permafrost e, agora, esse descongelamento está fazendo com que os micro-organismos que as mataram voltem à tona.

Ressurgimento do vírus da varíola e outros micro-organismos

A bactéria Bacillus anthracis, causadora do antraz, já foi “despertada” pelo descongelamento dos túmulos e causou a morte de uma pessoa e hospitalização de outras dezenas na cidade russa Salekhar. Mas o maior medo dos pesquisadores da Novosibirsk State University, que realiza pesquisas na região, é o retorno da varíola.

Eles observaram que muitos dos cadáveres que foram afetados pelo derretimento tinham feridas típicas da varíola. O vírus propriamente dito não foi encontrado, mas foram achados fragmentos de seu DNA.

“O surto de antraz é razão suficiente para que pesquisas sejam financiadas na região a fim de diagnosticar e prevenir infecções excepcionalmente graves”, disseram os pesquisadores ao jornal local Siberian Times. Eles explicaram também que existem milhares de covas contaminadas na Rússia e muitas delas estão localizadas no círculo polar, região onde os efeitos do aquecimento global são mais evidentes.

Perigo da varíola

A varíola é uma doença contagiosa causada por vírus cuja transmissão se dá por via respiratória, ou seja, por gotículas e aerossóis provenientes da boca ou do nariz de pessoas infectadas. Os sintomas incluem mal-estar, dor de cabeça, dor nas costas e febre. Depois de alguns dias, a temperatura cai e aparecem erupções na pele. A doença é fatal em cerca de 30% dos casos e não existe um tratamento específico. No entanto, se a pessoa infectada receber a vacina até quatro dias após o contato com o vírus, o desenvolvimento da doença poderá ser impedido.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a doença foi declarada extinta em 1980 após campanha de vacinação mundial.

Vimos em vix

Falando sobre isso

Leave a Reply