Vale a pena aprender esta técnica para “ler” a cor da sua língua!

Aprenda a identificar problemas de saúde apenas examinando a cor da sua língua

A língua é um órgão muito importante na digestão dos alimentos. Ajuda a umedecer e mistura a comida, a engolir os alimentos e também libera substâncias que ajudam a digerir o alimento. Além disso, é a responsável por nos fazer sentir os diversos e maravilhosos sabores da comida.

Porém, mais do que isso, ela também é um sinalizador importante do nosso estado de saúde. Se ficar atento e prestar atenção regularmente na aparência da língua, poderá detectar problemas de saúde antecipadamente.

Aprenda a identificar os sinais de problemas de saúde que aparecem na língua

Na lista abaixo você vai encontrar tudo que precisa saber para verificar se há algo de estranho na aparência deste órgão. Aprenda e faça um exame rápido em si mesmo e também nas crianças. Não é à toa que quando vamos ao médico ele nos manda colocar a língua para fora, certo? Assim ele pode rapidamente ver se há algum sinal de doença pela simples cor ou textura da língua.

1.Alteração da cor

A cor da língua que pode ser uma indicação de problemas de saúde:

  • Vermelha: se a sua língua está muito vermelha, aquela cor intensa que lembra sangue, isso é um sinal de escarlatina ou doença de Kawasaki. Essa doença autoimune (o próprio corpo produz a reação) causa inflamação em todos os vasos sanguíneos, incluindo os da cavidade bucal.
  • Preta: essa coloração indica intensa contaminação de bactérias e resíduos que se acumulam no órgão. Também pode ser causado pelo hábito de fumar.
  • Marrom: bastante raro, é um sinal muito grave, pode ser um sintoma de um câncer de pele muito grave, o melanoma. Caso apresente isso, procure um médico imediatamente.
  • Amarela: febres e desidratação podem deixar a língua amarelada. Outra causa comum desta cor é o cigarro, não só da língua como dos dentes e dos lábios.
  • Branca: normalmente é um indicativo de má higiene bucal.
  1. Alteração da textura

  • Língua macia e esponjosa: sintoma clássico de glossite, inflamação da língua. Isso resulta em morte das papilas gustativas se não for tratada. Também é resultado da deficiência de vitaminas do complexo B.
  1. Manchas e feridas
  • Sapinhos: normalmente só aparecem quando o sistema imunológico sofre uma baixa, está fraco e debilitado. Podem ser resultado de reação alérgica ou candidíase.
  • Aftas: pequenas úlceras na mucosa da boca, aftas são bastante doloridas, mesmo quando são pequenas. Podem aparecer na língua, no interior dos lábios e bochechas e até no céu da boca. Elas se formam devido a acidez da saliva e do sangue, convém prestar atenção na sua dieta e investir em alimentos que abaixam o pH do sangue (ex: limão, brócolis, couve)
Vimos em dicasonline

Falando sobre isso

Leave a Reply