Você deixa suas crianças ficarem acordadas depois da meia-noite? Isso poderia ser um erro GRAVE…

Quantas vezes aconteceu com nós quando éramos crianças e queríamos ficar acordados até tarde brincando e nossos pais nos obrigavam a ir para a cama?

Pois o psiquiatra pediátrico José Ferreira Belisario realizou uma investigação sobre as implicações na saúde das crianças para aquelas que não respeitam o horário de dormir estabelecido e não se deitam cedo.

Segundo Ferreira, parece que atualmente as crianças se deitam cada vez mais tarde. Antes, quase todas as crianças estavam dormindo às 9 da noite e agora é um grande desafio que a essa hora estejam pelo menos de pijama. Este mal hábito pode afetar significantemente as crianças, pois contribui para que desenvolvam falta de atenção, mais ansiedade e outros transtornos.

Huffington Post

Por isso é muito importante mudar estes hábitos, e não só em uma criança senão em toda a família. É necessário criar um ambiente idôneo para o sono, pois se a criança ainda percebe vozes, televisão ligada, luzes, ou outros aparelhos, pode entender que ainda tem tempo para continuar brincando.

O Dr. Ferreira recomenda aos pais que uma boa tática para indicar às crianças que está na hora de dormir é incentivá-las ao hábito de ler antes de dormir, desta maneira saberão que quando mamãe ou papai lê um conto na cama, é porque é quase hora de dormir.

Clickin Moms

Outra técnica que o médico recomenda é utilizar a cor amarela para decorar a casa, pois ajuda a relaxar e condiciona a chegada do sono. Igualmente, é importante evitar que o sono das crianças seja interrompido sob nenhuma circunstância, pois o hormônio do crescimento começa a agir à 0:30, bem na quarta etapa do sono, por isso é importante evitar que toquem celulares, alarmes, ou qualquer outro aparelho que possa despertá-las.

Clickin Moms

O médico sustentou sua teoria na comparação das atividades diárias de crianças que estavam acostumadas a dormir cedo e de outras que não. Ele mostrou que era evidente que a primeira tinha mais facilidades para realizar tarefas enquanto a segunda apresentava mais dificuldades em sua realização. Com isto, mostrou que a criança que dorme mal tinha uma menor retenção daquela que costumava dormir mais.

Ali Express

O médico também menciona que as crianças que têm incorporado o hábito de dormir cedo têm uma possibilidade muito mais baixa de desenvolver doenças como Alzheimer, pois segundo ele, só há duas coisas que retardam esta doença: dormir bem e praticar exercício físico constantemente. E outro conselho é começar a fazer seus filhos terem amor pelo esporte, pois as crianças que fazem exercício físico durante o dia, à noite descansam muito melhor.

Bom, ao que parece nossos pais tinham razão. Não acha? É uma tarefa de todos os pais aplicar estratégias para fomentar o bem-estar de seus filhos, temos certeza que estes conselhos serão muito úteis e que em algum momento renderão bons frutos. Compartilhe!

Este é um site de noticias,curiosidades e tratamentos,ele não substitui um especialista.Consulte sempre seu médico.

Falando sobre isso

Leave a Reply