Você precisa saber disso: O anti-inflamatório Nimesulida é tóxico ao fígado e está proibido em diversos países

A Nimesulida está indicada para o alivio da dor agudas como dor de ouvido, garganta ou de dente e dor provocada pela menstruação. A Nimesulida em forma de gel é  usada para alivio da dor de tendões, ligamentos, músculos e articulações devido a traumatismos. O medicamento pode ser vendido com os nomes comerciais Nimesubal, Nisulid, Arflex, Fasulide.

Aqui no Brasil, o Nimesulida é amplamente utilizado e receitado pela maioria dos médicos em diversos tipos de tratamento. O fato que é diversos órgãos mundiais de saúde estão preocupados que a utilização deste medicamento possa estar  desencadeando reações tóxicas no organismo do usuário.

Nimesulida parece estar afetando diretamente o fígado dos pacientes. Nos últimos anos, seis casos de insuficiência hepática extrema levaram pacientes ao transplante de fígado e tudo indica que o uso oral do Nimesulida seja uma das causas do agravamento do quadro. Estes dados são da Unidade Nacional de Transplante de Fígado (NLTU), na Irlanda. Ao que parece, o doente pode desencadear uma insuficiência hepática fulminante (FHF) de procedência desconhecida. A hepatotoxicidade grave pode acontecer a qualquer momento e em qualquer paciente que venha fazendo uso do fármaco, por causa disso, hoje, muitos países suspenderam a fabricação e venda de Nimesulida.

Os efeitos colaterais diretos no fígado do paciente tem preocupado muito a  Comissão Europeia e já houve um alerta para que o medicamento seja evitado, principalmente com uso crônico e repetido. Nimesulida nunca foi aprovado no Reino Unido e na Alemanha, e já foi retirado de circulação do Canadá, Estados Unidos, Japão, Espanha, Finlândia, Irlanda, Bélgica, Dinamarca, Holanda e Suécia.

No Brasil e em Portugal, a nimesulida já é vendida como medicação genérica, sendo muito fácil encontrá-la nas farmácias. A nimesulida até o final da década de 2000 era um dos anti-inflamatórios mais vendido nestes dois países.

Desde 2007 a The International Society of Drug Bulletins (ISDB) soltou um boletin pedindo que o fármaco seja retirado de circulação nãos ó na União Europeia como em todo mundo!

Vimos em http://diariodebiologia.com

Falando sobre isso

10 comments

  1. Eu tive um ploblema de canal no dente e fiz uso de menusulida,figuei sentindo alguns sintomas ai fui na hepatologista ela disse q estou com inflamacao no figado segundo ela devido ao remedio.disse q. Não era para tomar nunca mais essa medicacao.

  2. E Qual não eh? O ibuprofeno, o diclofenaco são. Todos são. Mas as pessoas continuam usando por falta de opção.

  3. Tem uns 15 dias que eu tomo o Nimesulida, p coluna, inclusive eu tomei ontem injetável. E tomando em comprimidos.

  4. Eu estava tomando esse remédio para dor na minha lombar, porém fazem 2 dias que não estou tomando porque já não está fazendo efeito em mim.Contínuo com dores.
    Mas depois dessa,verdade ou não, não tomo mais.
    Como dizem: ‘ seguro morreu de velho e o desconfiado ainda tá vivo!!!!!’

  5. por a caso esse remedio é o cemelide ,porq eu tomo diterto pra sinusite,e minha boca fica parecendo um fel de amarga

  6. Alguns medicamentos são mais tóxicos para o fígado, como por exemplo Nimesulida e Paracetamol. Vale lembrar que todos os chamados anti-inflamatórios não hormonais (AINEs), e não só a Nimesulida, muitas vezes vendidos indiscriminadamente nas farmácias, ou até mesmo prescritos excessivamente, estão relacionados à várias reações colaterais, como às reações alérgicas, muitas vezes sistêmicas e graves. Em caso de dor, nunca se deve optar por AINEs como primeira opção, pois pode-se resolver com outras medidas, ou outros tipos de medicamentos. Como o próprio nome diz, os AINEs não são analgésicos comuns, como dipirona ou paracetamol. Suas indicações são bem específicas.

  7. Para mim o antiflamatorio mais seguro hoje no Brasil é o etodolaco, este produto diferente da nimesulida é amplamente utilizado nos países de primeiro mundo.

Leave a Reply