Você sabe a diferença entre arear panela e limpar? Técnica errada pode causar doenças

A técnica de arear panela tem o objetivo de polir o metal e deixá-lo brilhoso. O nome deriva do método usado antigamente, quando as panelas eram esfregadas com água e areia. Hoje, o processo é feito com palha de aço.

As panelas só podem ser areadas por fora. Isso porque a técnica se destina apenas a lustrar o objeto (quando ele fica queimado pelo contato direto com o fogo, por exemplo), e não a higienizá-lo. Além disso, realizá-la do lado interno pode causar danos à sua saúde.

Segundo explica o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, em entrevista ao programa SP no Ar, da Rede Record, ao esfregar a palha de aço no interior de uma panela de alumínio, o metal que compõe o utensílio se solta e, mais tarde, ao cozinhar algo ali, o alumínio irá contaminar o alimento. A ingestão deste componente está ligada a problemas neurológicos sérios, como o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson, alerta o biomédico.

Além disso, quando você raspa o interior da panela com palha de aço, acaba criando microfissuras na superfície, que tornarão a limpeza do utensílio cada vez mais difícil, já que a comida ficará impregnada ali.

Outro cuidado citado pelo especialista é não cozinhar molho de tomate na panela de alumínio. Isso porque a acidez do alimento suga o alumínio da panela, contaminando-se.

Como limpar interior da panela

Para lavar o interior da panela, use apenas a parte macia da esponja e detergente

Caso a parte de dentro da panela esteja queimada, ou a comida tenha grudado, ao invés de arear, o especialista sugere a seguinte solução:

Despeje água quente na panela e misture vinagre de vinho branco ou bicarbonato de sódio. Deixe de molho por uma a duas horas, e a sujeira irá desgrudar. Então, é só esfregar com a parte amarela da esponja de cozinha. Esta indicação também vale para panelas de aço inoxidável e de ferro.

Para sujeiras comuns, limpe apenas com detergente e a parte amarela da esponja.

vimos em:bolsademulher

Falando sobre isso

Leave a Reply