Você tem um gato? Isso é o que você tem que aprender sobre a doença do risco de gato!

Se você tem gato em casa, então você não está protegido contra a doença do arranhão, também conhecida como infecção por Bartonella, que, apesar de tudo, não traz consequências graves (desde que você tenha imunidade forte ou tomado os antibióticos a tempo).

Os donos de gatos precisam saber o que é esta doença e como ela pode ser evitada.

analisis.monitoreodemedios.gt

Causa

O próprio nome da doença já diz que sua causa está ligada a um arranhão feito por um gato portador da bactéria Bartonella, a mais comum em nosso planeta. Você também pode contrair esta doença através da mordida do gato ou se sua saliva chegar de alguma forma a uma ferida aberta em seu corpo ou, pior, nos brancos de seus olhos.

Sintomas nos gatos

Você pode não saber que seu gato é portador desta bactéria, pois, geralmente, a doença não é acompanhada de sintomas. De acordo com especialistas, a maioria dos gatinhos pode adquiri-la através das pulgas. Felizmente, os gatos carregam a bactéria apenas por um curto período de tempo.

Sintomas nos humanos

A ferida deixada pelo seu animal de estimação fica inflamada ou com bolhas. Se estiver localizada próxima ao nódulo linfático, pode haver um inchaço nesta área. Você pode experimentar outros sintomas como fadiga, dor de cabeça ou uma leve febre.

Especialistas afirmam que dor de garganta e perda de apetite raramente são vistos durante a doença, mas podem também ocorrer.

Diagnóstico

Normalmente, o médico faz um diagnóstico com base em suas queixas e sintomas. Uma vez que a doença pode ser de difícil reconhecimento apenas analisando os sintomas, o médico pode prescrever certos testes laboratoriais, como, por exemplo, exames de sangue.

Tratamento para os gatos

O gato que carrega a bactéria não requer nenhum tratamento. Como já mencionado acima, eles são portadores apenas por um curto período de tempo. No entanto, em alguns casos a bactéria Bartonella pode afetar o coração do felino.

Tratamento para os humanos

Não se trata de uma doença grave. Na maioria das vezes, ela não requer tratamento médico. No entanto, as pessoas com um sistema imunológico enfraquecido podem ter antibióticos prescritos.

Prevenção

Embora esta doença não cause danos graves à nossa saúde, não é aconselhável depender da sorte. Primeiro, limite seu contato com gatos. Se você tem um gato em casa, não deixe ele sair para a rua e consulte um veterinário a respeito do tratamento contra pulgas. Em segundo lugar, tente não deixar seu animal de estimação te arranhar ou morder.

Vimos em perfeito.guru

Falando sobre isso

Leave a Reply