Yaz, Yasmin e Elani são duas vezes mais perigosas que outras pílulas; entenda

Você provavelmente já escutou que a pílula anticoncepcional está associada a um maior risco de formação de trombose na corrente sanguínea, mas existem algumas marcas que oferecem mais perigo que outras, como é o caso da Yaz, Yasmin e Elani Ciclo. Entenda por que a seguir.

Pílulas que mais causam trombose

As pílulas Yaz, Elani Ciclo, Yasmin e suas versões genéricas contêm drospirenona, um tipo de progestina (hormônio que atua como se fosse a progesterona) que não é encontrado na maioria dos anticoncepcionais. Apesar de igualmente eficaz na prevenção da gravidez, essa substância se relaciona com uma maior ocorrência de trombose.

A formação de trombos na corrente sanguínea pode causar desde interrupção do fluxo sanguíneo nas pernas até infartos e AVCs, casos que podem levar à morte.

O Food and Drug Administration (FDA), órgão americano que regula, entre outras coisas, a comercialização de medicações, anunciou em 2012 que mulheres que tomam Yaz, Yasmin e outras pílulas feitas com drospirenona têm mais risco de ter trombose.

A pílula pode causar sangramentos encefálicos.

O órgão chegou a essa conclusão depois de analisar seis estudos sobre o risco da drospirenona. Quatro dessas pesquisas mostraram que essas pílulas tinham risco aumentado para trombose, sendo que um dele demonstrou que o risco é de 1,5 a 2 vezes maior em comparação com pílulas que contêm a progestina levonorgestrel.

Para comprovar esses achados, o FDA fez um estudo próprio e revisou o registro médico de 800 mil mulheres entre os anos de 2001 e 2007. Foi encontrado que as chances de ter trombose usando pílulas como Yaz e Yasmin é de 10 em cada 10 mil mulheres, enquanto a taxa é de 6 em cada 10 mil mulheres considerando outras pílulas anticoncepcionais.

Devo parar de tomar Yaz, Yasmin e Elani?

Ao invés de retirar esses produtos do mercado, o FDA optou por incluir o aviso na bula do medicamento. Aqui no Brasil, a Anvisa permite que o medicamento seja comercializado, mas emitiu um comunicado aos médicos solicitem que todos os casos de trombose causados pelo medicamento sejam registrados em seu sistema.

Por isso, o ideal é conversar com seu médico sobre a real necessidade de optar por essas marcas de pílula, sendo que outras podem igualmente prevenir a gravidez oferecendo risco menor.

Vimos em Bolsa de Mulher

Falando sobre isso

48 comments

  1. Tomo o yaz, e muita coisa mudou pra mim também. Só que nunca senti nada “anormal”. Na verdade, melhorou muita coisa.

  2. Eu tomo yas a nove meses e nunca senti nada, além de deixar minha pele super limpa, regulou minha menstruação e não tenho varizes. Varizes também podem ser genética, risco de trombo todos tem só que esses pelo estudo tem mais creio que depende muito de pessoa para pessoa, todas nós que romanos temos risco e ainda associalos com outras drogas o risco aumenta.

    • Comecei com meu yaz+4 há 2 anos…sempre tive um ciclo irregular e sentia muitas cólicas, o anticoncepccional yaz+4 além de ter regulado e tirado minha cólica, ainda possui no seu intervalo de 4 dias vitaminas que fazem bem para pele e cabelo..não tenho nada a reclamar!

  3. Tomo o Elani a 9 anos e de 1 ano pra cá venho sentido muitas dores de cabeça, moderadas enquanto estou tomando o anticoncepcional e intensas (mto mto fortes mesmo) quando termino as pílulas. Mtas vezes elas vem acompanhada de ância de vomito inclusive. Já me falaram que isso é normal, depois dessa matéria vou verificar isso com mais ênfase.

    • Eu tomei durante 1 ano e comecei a me sentir muito mal…Fui diagnosticada com enxaqueca acompanhada e se eu continuasse teria um AVC…Isso a própria neurologista,hoje em dia fiquei com memória fraca e com dificuldades de movimentos muito rápidos… Ainda em fase de descobertas pela médica.Por favor pare de tomar,esse anticoncepcional pode te matar!!!!

  4. Eu tomo o Niki há três anos. Ele é o genérico do yaz. Bom por enquanto não me deu problema algum. Sinto aceleração no coração quando estou anciosa com alguma coisa. Não sei se ele que causa isso também.

  5. Eu estou tomando yang 30 q achou q e o genérico de yasmim fsz 4 dias e tem a mesma forma de drospirenona.

  6. Nossa!
    Tomo Elani há quase um ano, e nos intervalo de uma cartela pra outra sinto fortes dores de cabeça, náuseas, batimentos acelerados…Mais sempre associava os sintomas com o período menstrual ….Que Tenso…. To apavorada….
    Vou retornar ao meu ginecologista!
    Gostei da matéria!

  7. Gente..pelo amor de Deus. Vamos parar de ignorância! Não eh pq não tá fazendo mal,não eh pq não estão sentindo nd e coisa e tal q n podem viR a ter algo se rio por con tá do uso. Se os estudos mostram,pq não prevenir e mudar pra tentar evitar possíveis consequências!? Os estudos são justamente pra PREVENIR e aler tarde sobre tais adversidades. .pelamooor!!! Vms ter mais amor à vd! #ficaadica!

  8. Eu tomo yaz a uns 2 anos nao mestruo…mas tem meses muita dor de cabeça.doe forte na nuca.nosssa o que faço nao sabia que faxia tanto mal ate questionei meu medico mas ele insistiu em eu tomar este

  9. Gente eu tomava geminar por anos nunca tinha sentido nada ai por recomendação médica troquei pelo jaz,gente foi o fim minhas pernas pareciam q iam explodir de dor,n aguentava ficar muito tempo em Pe ate q depois de 5 meses tomei selene,na primeira cartela tbm n me fez bem,até q voltei ao femiane tipo n passo mais.mal,mas as dores nas pernas continuam,menos intensa,sei q o faz acabou c meu sossego!!

  10. Já tomo yasmin faz 15 anos… A única coisa que sinto é enxaqueca mas não acredito que é advinda do medicamento… Nunca tive outro sintoma. Tudo melhorou pra mim…

  11. Larissa Beatriz Pereira

    Pessoal, tomem cuidado.. Isso é sério.. Graças a Deus não tive complicações. Mas pelo uso do Elani 28 que é a mesma composição do Elani Ciclo, tinha crises de enxaquecas horríveis, muita dores nas pernas e minha artéria na lateral da testa pulsava muito… Fui parar no hospital com as enxaquecas várias vezes, até que meu neurologista descobriu que era o meu anticoncepcional e não teve dúvidas sobre isso. A época de ter começado foi coincidia com a do começo do uso do remédio. Troquei e NUNCA mais tive enxaqueca, mal estar, nervoso excessivo e dores nas pernas. Cuidado galera… Talvez para uns os sinais são imediatos, mas para outros, a longo prazo…

  12. Eu toma Yasmim a 10 anos e nunca tive nada de efeito colateral pelo contrário soh me ajudou a regular fluxo quantidade frequência espinhas etc…

  13. Independente dos efeitos colaterais causados pelos anticoncepcionais a curto médio ,prazo como enjôo, espinhas e afins os maiores prejuizos vem a longo prazo. Procurem se informar, o único benefício do anticoncepcional seria a prevenção de uma possível gravidez e câncer de colo do útero, mas em compensação aumenta o risco de desenvolver câncer de mama, trombose e afins. Há outros métodos contraceptivos que podem ser usados sem prejudicar sua saúde como a camisinha, camisinha feminina, procure se informar com seu médico, cuide da sua saúde enquanto é tempo.

  14. Tomo o ysasmin a um 1ano.
    Muita dor de cabeça, forte. Enxaqueca 3 dias antes, os três durante e os três últimos.
    Não aguento mais tanto sofrimento.. A única vantagem é a pele, fica ótima.

  15. Minha irmã está com uma seríssimas trombose causada pelo yamin

  16. Eu tomei o elani mas passei muito mal com enjôo vômitos e por fim milhas pernas comesaram a inchar.

  17. Entao tomo yasmim a 6 anos e nao sinto nada…mas depois de ter lido o artigo to preocupada.

  18. Sou uma das vítimas dessa história! Tomava Yasmim a uns 6 anos, engravidei e após um período voltei a tomar… Qdo minha filha estava com 1 ano e 9 meses tive trombo embolia pulmonar… Fiz todos os exames para saber se tinha alguma propensão trombifilica, deram todos negativos… Não morri pq não era o dia (como disse o médico)! Enfim, a conclusao que hematologista, pneumologista e clínico chegaram é que foi o anticoncepcional!

  19. Eu tomava ela no 28 a mais de 5 anos e por esse motivo tive duas embolia pulmonar e por isso hj não posso ser mais mãe e tenho q fazer uso de um anticoagulante pro resto da vida.tomem cuidado meninas

    • Eu tambem estou na mesma situação tomei a yasmim a mt anos e ano passado passei o ano todo em cada por causa dad pernas deu tromboflobite nas pernas nao aguento estar mt tempo de pe ,agora foi operada no dia 19de dezembro as varizes e ao fim de 15 dias deu me uma trombose venosa profunda interior quase que me deu uma embolia pulmonar agora tenho que fazer um tratamento de três meses e 21 dias de tratamento e so agora depois de tanta asneira e que mandaram parar a pilula yasmim .

  20. Tomo o Elani ciclo há 3 anos e meio e não tenho nada pra reclamar.
    Ele é muito bom.

  21. Eu tomo Yaz há quase 2 anos e nunca tive nada. Pelo contrário, foi o anticoncepcional que eu mais me adaptei. Isso varia de acordo com as pré-disposiçoes de cada pessoa…. Não deixem de tomar de não estiverem sentindos sintomas. Caso estejam, procurem um ginecologista para que este médicos possa orientar da melhor forma possível. E cuidado com as materias sensacionalistas.

  22. Tomei yasmim pôr um bom tempo sempre fiz uso de anticoncepcional muito cedo pra tratar menstruação desregulada,ovário com cisto mais com 18 anos comecei sentir mudança no meu corpo com uso desse remédio engordei muito de 48 kg fui pra 60 kg e hoje com 26 anos tô tratando de um câncer de mama foi primeira coisa quê médico tiro quando descobriu uso do anticoncepcional devido meu tipo de câncer se alimenta de hormônio claro quê isso vária de organismo pra organismo!

  23. Tomei o Elani por quase dois anos porque todos os outros que tinha tentado me faziam muito mal.Nunca tive sintoma nenhum.Quando fiquei um tempo sem tomar,fiz um teste com o Diclin e deu super certo.Já faz um ano q tomo e várias vezes junto uma cartela na outra.Fica a sugestão pra quem quiser trocar… efeito na pele e no cabelo igual ao Elani.Sem espinhas, sem oleosidade.

  24. Tomei elani ciclo a quase dois anos, nos seis primeiros meses de uso senti demais os efeitos colaterais, porém depois me adaptei e era tudo uma maravilha, não tinha mais espinhas, não sentia quase cólicas, os policistos sumiram, mas recentemente, a quase 3 meses atrás, comecei a sentir caimbras horríveis durante a noite, minhas pernas amanheciam inchadas e eu passava o resto do dia com dificuldades pra andar, pois as pernas ficavam doloridas, minha ginecologista suspeitou de trombose e pediu que eu suspendesse o remédio, hj estou tomando a primeira cartela do anticoncepcional nactali, mas sinceramente muito receos.. Fora que meus seios ficam muito doloridos, sinto dor de cabeça e meu rosto encheu de espinha, mas em compensação as cólicas rotineiras em decorrencia da endometriose cessou mais…

  25. Tomei o Elani a 6 meses, no começo foi uma maravilha mais dps deu uma complicação que nem sei como vou me recuperar! Comecei a ficar menstruada aproximadamente 3 vezes por mês, só corta se eu tomar 3 anticoncepcionais por dia! De uns 3 meses pra cá minha menstruação não para é quando para fico no máximo dias sem menstruação , só Deus pra ter dó.
    Fora a enxaqueca, dores muito fortes na coluna que já cheguei a travar (Faço exames e nunca conta nada) . O que me decidi agora é ficar sem tomar nada, camisinha tbm não posso usar pois tenho alergia. O jeito é torcer pra não ingravidar tão cedo! Tô suuuper preocupada agora! Não sei oqe faço pra reverter isso

  26. Oi gente. Eu tomo o Yaz há 10 anos e graças a Deus não tive e não tenho nada. Mas confesso que estou ficando preocupada, já que são muitos relatos sobre as mesmas coisas. Eu ja fui quatro vezes duas né minha Gineco e duas no Gineco da minha mãe perguntar sobre o Yaz e sobre as doenças. Eles falam que o Yaz e um dos melhores que os hormônios são baixíssimos pra eu ficar tranquila, que posso continuar tomando sem medo. Mas confesso que vou atrás de um vascular e outras informações Pq já tenho medo de tomar o anti por muitos anos e agora com essas notícias incessantes, fico mais preocupada.

  27. A realidade é que os efeitos colaterais vem com o tempo, daqui a 5 , 10 anos sentiremos a consequência dos anticoncepcionais em nosso corpo.Tomo o Elani e não senti tantos efeitos , mas sinto que a minha libido foi a zero, sem vontade alguma de fazer sexo.Pensamos muitas vezes em evitar uma gravidez, e nem isso temos total segurança com relação a nossa saúde. Que piora com o tempo, melhora uma coisa é piora outra. Pagamos alto o custo de sermos mulheres, lamentável.

  28. Poxa, me deu medo agora, estou tomando Elani 28,não dou pausas a mando da ginecologista, pois meus exames mostraram cistos e um mioma de 3 cm,estou na terceira cartela,e estou sentindo muitas cólicas, e sinto muito forte que minha menstruação vai descer, mas não acontece,e agora comecei a ter muitas dores de cabeça e falta de ar,o que eu faço? Já mudei duas vezes de remédio,e dá errado.

  29. Tomo Elane ciclo a uns 4 anos.. E nunca tive nada… As vezes dor de cabeca e colica na época menstrual , não engordei… E gosto muito dele…

  30. Ontem tive um episódio de enxaqueca que me fez ir ao pronto socorro, de uns meses pra cá comecei a associar que essas crises vem sempre antes de iniciar minha menstruação. Decidi que vou parar com o YAZ, já marquei consulta com a ginecologista e espero que resolva meu problema de enxaqueca.
    Achei interessante os comentário que falam sobre os batimentos acelerados do coração, estou fazendo tratamento de síndrome do pânico e agora me ocorreu que tb pode ser algo ligado ao anticoncepcional, pois os sintomas de confundem. Libido zero! tb achei que era exclusivamente por conta da medicação do tratamento para crises de Pânico, mas pode estar ligado ao YAZ. Que horror meninas! Vamos parar com esse medicamento agora mesmo!

  31. Poliana Honório

    Eu tomo Elany a una 6 anos e sempre tive muito inchaço e peso nas pernas também ocorreu recesamento e melasma no meu rosto. Há dois ciclos optei por suspender o uso na expectativa q esses problemas se amenizem…….

  32. Parei de tomar além de caro temos o risco de ter avc.
    Slc

  33. Aí gente e agora????? Eu tomo elani ciclo estou passando muito mal uso há 10 anos …. Antes não sentia nada!!! Agora taquicardia direto ,enjôos,dores no peito , falta de ar!!!! Mais ainda não parei de tomar!!! O que faço pelo amor de Deus?????? Se eu parar sou igual a rato!!! vem um filho atrás do outro!! Poxa que souber de um melhor me avise por favor! Estou praticamente com o pé na cova!!!! Muito mal.

  34. Meninas muito cuidado! Tomei o Yaz por 5 anos e tive trombo embolia pulmonar. Fiquei 5 dias na UTI e 8 dias na semi intensiva, quase morro! E os médicos afirmaram que foi o uso do medicamento.

  35. Tomava o elani 28 “” parei pois sentia muita falta de ar,, fiquei desesperada parecia que eu ia morrer,, mas minha pele ficou uma maravilha,, agora tô tomando perlutan tô me sentindo muito bem até agora tenho pavor da elani 28…

  36. Comecei a tomar o Elani há 3 dias e comecei a sentir dor forte de estômago, e gosto ruim na garganta..será que é comum?

  37. Tomo elane ciclo a dois meses, minha pele melhorou muito, mas tenho mtos enjoos, todos os sintomas de gravidez, com todos esses relatos vou parar de tomar…

  38. Eu comecei a tomar o Elani faz 6 dais e tô muito enjooada, vontade de vomitar, com diarréia, com a boca amarga. Será que é normal ?Tomo ele pra tratar a endometriose. Antes eu tomava o tâmisa 20 e depois o Qlaira e nunca senti isso.

  39. Eu tomei Elani 28 por três meses,senti muito mal,os seios doiam no primeiro mês e duplicou de tamanhã,apareceram vários nódulos na mama esquerda,do segundo para o terceiro mês eu sentia muito enjoo e dores horríveis na coxa esquerda do lado de dentro da perna…faltando três pilular para acabar a última cartela eu parei de tomar porque fiquei com muito medo. Tem um mês que não tomo nada e nunca mais senti nada de mal também.

  40. Estou tomando o elani ha mais ou menos uma semana ,e ja sinto enjoo em qualquer refeicao apos ter tomado a pilula ..

  41. Estou tomando o Elani uso contínuo há uns 5 meses, mas estou tendo muitas dores de cabeça, e hoje amanheci com dores na batata da perna, vou suspender o uso e conversar com minha ginecologista, isso não esta normal não, essa dor de cabeça é muito forte.

Leave a Reply